Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Operação Perséfone cumpre mandados em Belém, Abaetetuba e Santa Izabel 

Ação prendeu envolvidos em homicídio de grande repercussão em Abaetetuba no ano de 2017

Por Cristiani Sousa (SEDUC)
01/07/2020 13h18

Cinco pessoas foram presas na ''Operação Perséfone'', nesta quarta-feira (01), acusadas de coparticipação no crime de homicídio ocorrido em 24 de dezembro de 2017. A vítima Rodivaldo Pinheiro Trindade, feirante conhecido como “Pula”, caminhava em via pública quando foi atingida por seis disparos, vindos de um homem numa motocicleta. O trabalhador morreu no local.

Delegado-geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira informou que a “Operação Perséfone’’ cumpriu mandados judiciais de prisão nos municípios de Belém, Abaetetuba e Santa Izabel. Sobre o homicídio de Abaetetuba, ele informou que “foram mais de dois anos de investigação realizada pela Divisão de Homicídios de Abaetetuba, que apurou que a vítima possuía vultosa quantia em sua conta bancária. Sua ex-companheira, Joelma Ferreira Maués, mentora intelectual do crime, foi presa hoje’’.

O delegado-geral informou ainda que a acusada de ser a mentora do assassinato clonou o cartão bancário da vítima e passou a realizar compras, fazer saques e transferências de valores para outras contas bancárias.

“Tudo isso em unidade de desígnios e comunhão de ação com os demais presos hoje. Após retirarem todo dinheiro que a vítima possuía na conta bancária, decidiram matá-lo, temendo as consequências quando a vítima descobrisse que sua conta bancária estava zerada. Todos os envolvidos foram identificados, inclusive as investigações deixaram claro que todos receberam valores oriundos da conta da vítima”, destacou Alberto Teixeira.

Rafael Farias de Melo, considerado executor dos disparos, também foi identificado no decorrer das investigações. Ele morreu em 2018, devido problemas de saúde. O executor dos disparos, à época do crime, era companheiro de uma das coautoras que foi presa hoje. O caso ganhou intensa repercussão em Abaetetuba, pois a vítima era feirante conhecido e querido na cidade. A ação policial contou com 36 policiais civis da 4° Regional de Integração de Segurança Pública em nove viaturas.