Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Defesa Civil terá primeira mulher no comando em 27 anos

Tenente-coronel BM Ciléa da Silva Mesquita é a primeira coordenadora adjunta da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Por Igor Luz (CBM)
01/07/2020 14h34

A Tenente-coronel BM Ciléa da Silva Mesquita é a primeira coordenadora adjunta da  Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Pará. Foram 27 anos de atuação no território paraense até que uma mulher chegasse ao posto.A Tenente-coronel BM tem 19 anos de efetivos serviços prestados

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil é o órgão do Corpo de Bombeiros Militar do Pará responsável por planejar e executar as ações preventivas, de socorro e assistenciais destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais em todo território paraense, desde a incorporação ao Corpo de Bombeiros, em1993, por legislação específica. 

A Tenente-coronel BM Ciléa da Silva Mesquita foi nomeada coordenadora adjunta, por ato do Comandante Geral do CBMPA, coronel BM Hayman Souza, nesta quarta-feira (01).

Com 19 anos de efetivos serviços, a oficial ingressou nas fileiras da corporação militar em 2000, compondo a 7ª Turma de oficiais formados no Pará. De início, ela trabalhou no 1º Grupamento Bombeiro Militar, em seguida, foi efetivada no Grupamento de Socorros de Emergência, onde atuou por 9 anos.

A oficial está desde 2015 na Defesa Civil estadual com experiência na gestão de riscos e ações preventivas frente desastres naturais Ciléa da Silva Mesquita entrou na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, no ano de 2015. Ela assumiu a função da Divisão de Apoio Comunitário. E contabiliza cinco na atividade, onde obteve grande experiência e conhecimento técnico na Gestão de Riscos e Desastres, agora, é nomeada como adjunta da Coordenadoria.

A valorização do efetivo feminino tem sido marca do atual do Comando Geral, que também tem uma oficial como chefe de gabinete, feito inédito na corporação em 138 anos de história dos Bombeiros, no Pará.

“A Tenenente-coronel Ciléa tem como perfil e características predominantes a empatia e altruísmo que são adjetivos peculiares de quem deve gerenciar desastres e humanizar o serviço à população.”, afirmou o capitão Marcelo, chefe da Divisão de Coordenação e Operações da Defesa Civil do Pará.