Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

PM inicia maratona de atendimentos médicos no Verão 2020

Programa de Atenção à Saúde do Policial Militar (PASPM) está no distrito de Marudá no município de Marapanim e chegará também a Bragança, Salinópolis e Conceição do Araguaia

Por Taiane Figueiredo (PM)
02/07/2020 15h37

A Polícia Militar, por meio do Estado-Maior Geral, iniciou mais uma fase do Programa de Atenção à Saúde do Policial Militar (PASPM), nesta terça-feira (30). Desta vez, ação é no distrito de Marudá, município de Marapanim, no nordeste paraense.Por todo o mês de julho, policiais e seus dependentes têm a oportunidade de receber atendimento de equipe multidisciplinar

Até a próxima terça-feira (07), policiais que atuam no município e seus dependentes têm a oportunidade de receber atendimento biopsicossocial por uma equipe técnica multidisciplinar, composta por oficiais e praças com formação em clínica médica geral, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia, enfermagem, educação física e assistência espiritual. 

Além das unidades móveis da Odontoclínica, com atendimentos odontológicos, o PASPM conta o suporte, pela primeira vez, de consultórios itinerantes instalados dentro de uma carreta recém adquirida pela Policia Militar por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), para otimizar o atendimento ao público.

A ação com parceria firmada entre a coordenação do programa e a prefeitura de Marapanim também assegura consultas e orientações médicas a moradores de comunidades carentes, em geral.

O programa itinerante já atendeu militares de diversas unidades do interior e realizará atendimento especializado aos militares que atuam nos municípios de Bragança, Salinópolis e Conceição do Araguaia, permanecendo oito dias em cada cidade.São asseguradas consultas em clínica médica geral entre as ações

Em dois dias, 100 pessoas tiveram consultas médicas, desse total, 40 policiais militares, 20 dependentes de militares (cônjuges e filhos), e 40 moradores locais.

Morador de Marapanim, Nerino Santana, de 59 anos, foi um dos atendidos pelos policiais militares. Desempregado há alguns meses, ele agradeceu. "Eu vi a carreta da PM e soube que teria atendimento. Conversei com a capitão Carolina e fui autorizado a ser atendido e muito bem atendido, por sinal".

O sargento Valter Rabêlo, de 48 anos, aproveitou a oportunidade para levar a esposa e os dois filhos. "Soube que teria atendimento gratuito aos policiais e seus dependentes e aproveitei para fazer um check-up em toda a família", afirmou o policial que atua no 5° BPM.

Coordenadora do programa, a capitão Ana Carolina de Miranda explica que a estrutura dos consultórios itinerantes chama a atenção das pessoas, em geral. "A visibilidade dos veículos devidamente estruturados e identificados, causa primeiramente um impacto, bem como passa a segurança para a tropa, que será atendida, de que a instituição se preocupa com o seu bem-estar, principalmente, daqueles que estão no policiamento ostensivo, assim como de suas famílias, já que o programa é extensivo aos dependentes".

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO PASPM:

Marapanim: 30 de junho a 7 de julho.

Bragança: 8 a 15 de julho

Salinópolis: 16 a 23 de julho

Conceição do Araguaia: 24 a 31 de julho