Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO

Segup entrega álcool, luvas e máscaras para guardas municipais

Por Aline Saavedra (SECOM)
02/07/2020 19h42

Em mais uma ação visando proteger a saúde daqueles estiveram e se mantêm na linha de frente combatendo a Covid-19, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) entregou mil litros de álcool líquido, 40 mil luvas e dez mil máscaras para guardas municipais da Região Metropolitana de Belém (RMB) e dos municípios de Ipixuna do Pará, Castanhal, Santa Izabel do Pará e Breves. A entrega simbólica ocorreu na tarde desta quinta-feira (2), no prédio da Segup, em Belém.

Adquiridos pelo Fundo de Investimento da Segurança Pública, o material será usado no enfrentamento da Covid-19 pelos agentes de segurança. O valor do investimento corresponde a mais de R$ 43 mil. Os agentes municipais formam parceria com o sistema de segurança pública estadual na luta contra a doença. Para a inspetora da guarda municipal de Bragança, Fabíola Lima, os equipamentos têm sido de fundamental importância para que os agentes não sejam contaminados pelo novo coronavírus.

“Estamos recebendo pela segunda vez álcool, luvas e máscaras. Isso certamente ajuda na proteção dos nossos agentes que estão trabalhando na linha de frente, nas barreiras sanitárias, do controle de acesso ao centro comercial. A guarda de Bragança agradece por esse apoio, que tem ajudado bastante não somente os profissionais, como também os familiares, porque se a gente se protege nas ruas, não levamos a doença pra casa”, disse.

O titular da Segup, Ualame Machado, agradeceu pela parceria com as guardas municipais, que muito vêm contribuindo, principalmente no período de lockdown e em toda a pandemia do novo coronavírus. “Quero agradecer a todos vocês pela parceria, pelo esforço que cada um está tendo. A gente imagina a dificuldade de vocês, em cada município, para fazer valer o decreto. Muitas pessoas não têm responsabilidade, e a nossa função, além de garantir a segurança, é fiscalizar o uso de máscara, o distanciamento, e assim evitar a proliferação do vírus”, pontuou.

No período de maio a junho, a Segup levou atendimento médico para mais de 300 agentes de segurança pública, entre bombeiros, policiais militares e civis, dentro do projeto Operação Saúde, que teve cinco edições em cinco regiões do Estado.

A iniciativa mobilizou uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de segurança, que garantiu vacinação contra a Influenza, testes rápidos, entrega de kits com medicamentos destinados ao tratamento da Covid-19, quando necessário, bem como a entrega de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas, álcool etílico 70º, álcool em gel 70º, óculos de proteção, aventais e macacões de proteção.