Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOMENAGENS

Corpo de Bombeiros celebra o Dia Nacional do Bombeiro Militar

Por Igor Luz (CBM)
02/07/2020 21h58

O Corpo de Bombeiros fez pela primeira vez na história da corporação uma live em comemoração aos 164 anos dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, nesta quinta-feira (2), no auditório do quartel do Comando Geral, em Belém. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, respeitando os protocolos de segurança e cumprindo o decreto governamental, o evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais oficiais da corporação, com o objetivo de alcançar os quartéis da região metropolitana de Belém e cidades do interior do Estado.

De forma inédita, a solenidade comemorativa foi totalmente on-line, mas não deixou de ser emocionante. Foi prestada uma homenagem aos militares com a exibição de um vídeo institucional sobre as áreas de atuação dos Bombeiros, uma forma de demonstrar a técnica, força e persistência dos profissionais.

A bandeira do Estado a meio mastro, ao som do toque fúnebre da corneta, marcou o início de um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, quando foi exibido o vídeo dedicado aos bombeiros militares que morreram este ano. Em seguida, foram lidos os decretos dos agraciados civis e militares, com a entrega das medalhas D. Pedro II, Ordem do Mérito Operacional, Mérito de Estratégia Bombeiro Militar; Serviços Relevantes Operacional e Serviços Relevantes de Intendência.

Participaram da cerimônia o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hayman Souza; o chefe do Estado Maior Geral da corporação, coronel Alexandre Costa; o comandante Operacional, coronel Reginaldo Pinheiro, e diretores das seções, além do comandante geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, e do delegado-geral adjunto de Polícia Civil, Herbert Renan.

Missão - “Esta é a primeira transmissão a distância da solenidade alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro Militar da nossa Instituição, sem a presença ilustre de nossa tropa a pé firme, além dos nossos convidados especiais. A corporação tem o nobre compromisso e responsabilidade ininterrupta de salvar vidas, que também é o nosso lema, andando lado a lado com a sociedade, cumprindo com a ordem de segurança pública”, disse o comandante geral do Corpo de Bombeiros. “Queremos parabenizar todas as corporações do Brasil e seus integrantes ativos, veteranos e aqueles que já partiram, por fazerem parte da história desse estado e deste país”.

O governador Helder Barbalho prestou sua homenagem em vídeo e enfatizou o valor da instituição para a sociedade. “O Corpo de Bombeiros é importante para o nosso Estado, para a nossa população, para o nosso país. Acima de tudo, que possamos cada vez mais ter o nosso Corpo de Bombeiros na missão de salvar vidas, estando alerta e vigilante a todo o momento”, asseverou.

Os Corpos de Bombeiros de todo o país comemoram o 164º aniversário de criação da primeira corporação profissional de combate a incêndios no país, em 1856. Em 1954, no governo Getúlio Vargas, por iniciativa do então ministro da Justiça Tancredo Neves, o imperador Dom Pedro II seria reconhecido e declarado patrono dos “Soldados do fogo” de todo o Brasil.

Também por ato do decreto de 1954, o presidente Getúlio Vargas instituiu o Dia do Bombeiro Brasileiro e a Semana de Prevenção contra incêndio. Desde então, nesses 164 anos de criação dos Corpos de Bombeiros, os oficiais e praças do Pará prestam homenagens ao patrono nacional, Dom Pedro II. O Corpo de Bombeiros do Pará é a terceira corporação mais antiga do Brasil, criada também no período do Brasil Império, 26 anos após 1856.