Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DEBATES

Simpósio on-line sobre problemas faciais reúne especialistas e estudantes

Por Leila Cruz (HOL)
03/07/2020 19h20

A segunda edição do Simpósio de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Ophir Loyola Webinar se encerrou nesta sexta-feira (3). A conferência on-line, gratuita e com transmissão ao vivo pelo YouTube abordou de forma multiprofissional assuntos relevantes para a especialidade, desde o diagnóstico até o tratamento de determinadas doenças. As temáticas debateram a atualidade e o futuro da área para abranger a melhor forma de intervenção para os pacientes, baseada em evidências científicas.

Idealizada pelo Programa de Residência de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HOL, a programação foi dividida em cinco módulos sobre casos complexos, procedimentos e metodologias, como a Microcirurgia e Reconstrução Bucomaxilofacial e o Planejamento Virtual para a Reconstrução Óssea da Face. A grade teve a participação de renomados cirurgiões do Brasil, entre eles a doutora Patrícia Radaic, do Hospital Sírio-Libanês, que explanou sobre o diagnóstico e o tratamento da articulação temporomandibular (ATM).

Outro destaque foi o doutor Rodrigo Lopes, do AC Camargo Cancer Center - hospital referência internacional no tratamento do câncer -, que abordou as atualidades do tratamento da osteorradionecrose dos maxilares. A palestra final debateu sobre as noções gerais da prótese bucomaxilofacial, com o doutor Divaldo Prado, também do AC Camargo Cancer Center.

Segundo o coordenador do evento, Marcelo Carneiro, a cirurgia bucomaxilofacial “é uma especialidade da odontologia responsável pelo diagnóstico e tratamento cirúrgico de enfermidades, traumatismo e anomalias (congênitas e adquiridas) que atingem a cavidade oral, queixo, pescoço e estruturas craniofaciais associadas, colaborando no tratamento e remoção de cistos e tumores causados por doenças que afetam a região”. 

Os tratamentos das doenças abordados no simpósio já são feitos no Hospital Ophir Loyola, em Belém, de forma especializada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por equipe multidisciplinar formada pela cirurgias bucomaxilofacial, plástica e de cabeça e pescoço.

O coordenador do evento, Marcelo Carneiro, destaca os benefícios das cirurgias“Nossa área de atuação traz benefícios estéticos e funcionais e impacta na qualidade de vida dos pacientes acometidos por câncer. Distúrbios de desenvolvimento, como as síndromes ou alterações das bases ósseas, são tratados com cirurgias que resultam na melhoria das articulações e equilíbrio das linhas da face de pessoas de todas as idades”, informa Marcelo Carneiro.

Para o médico residente Carlos Gonçalves, membro da comissão organizadora, o evento fomenta o conhecimento científico quando o ensino acadêmico presencial ficou comprometido pelo Sars-CoV-2, causador da atual pandemia da Covid-19. “O simpósio recebeu cerca de mil inscrições, média de visualização diária de 800 pessoas e 300 pessoas acompanhando simultaneamente, a maioria formada por acadêmicos e profissionais de odontologia. A exposição de conteúdos atuais por especialistas que estão compartilhando suas experiências certamente contribui para um melhor aprendizado dos participantes”.