Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO

Agentes de segurança do Estado garantem verão seguro em Salinópolis

Ao todo, cerca de 200 homens e mulheres de vários órgãos reforçam as ações na cidade

Por Laís Menezes (PC)
04/07/2020 16h35

Operação Verão Mais Seguro: saúde, segurança e responsabilidade por todo o Pará vai até o dia 2 de agostoOs órgãos de segurança pública integrados intensificaram a atuação no município de Salinópolis para dar mais proteção aos veranistas, no primeiro final de semana de julho. Ao todo, mais de 200 agentes reforçam as ações na cidade.

Entre os órgãos estão as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Centro de Perícia Científicas Renato Chaves (CPC), Centro Integrado de Operações (Ciop) e Defesa Civil. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) coordena a Operação Verão Mais Seguro: saúde, segurança e responsabilidade por todo o Pará, que vai até o dia 3 de agosto.

Corpo de Bombeiros conta com 67 militares que vão fazer o monitoramento de banhistasPara o secretário adjunto de Operações da Segup em exercício, cel. Alexandre Mascarenhas, apesar de algumas cidades estarem abertas para o verão, como é o caso de Salinas, ainda é necessário que os banhistas tomem alguns cuidados devido à pandemia do novo coronavírus.

"Vivemos uma situação atípica, pois acabamos de sair de um pico de infecção da Covid-19 e os veranistas precisam ter os cuidados necessários de acordo com o decreto estabelecido em cada município. No caso de Salinas, é necessário manter distanciamento de pelo menos 3 metros entre as barracas, são permitidos apenas grupos de no máximo dez pessoas da mesma família, entre outras medidas. Os órgãos de segurança estão atuando na fiscalização, mas é necessário a consciência de todos” - cel. Alexandre Mascarenhas, secretário adjunto de Operações da Segup em exercício.

Detran coordena o fluxo de trânsito, realiza a operação Lei Seca, para coibir a mistura de álcool e direção, além de ações educativasNa praia do Atalaia e Farol Velho, o Corpo de Bombeiros conta com 67 militares para realizar o monitoramento de banhistas. O Detran, que levou 60 agentes de trânsito e 11 de educação, coordena o fluxo de trânsito, realiza a operação Lei Seca, para coibir a mistura de álcool e direção, além de ações educativas. Já a Polícia Civil, com 40 agentes, fiscaliza o funcionamento de bares e estabelecimentos comerciais. O CPCRC destacou equipes de peritos aos locais escolhidos pela Segup, como pontos estratégicos nessas férias, para eventuais situações de locais de crime, apreensão de drogas e lesão corporal. 

Uma equipe do Ciop está presente no Centro Integrado de Operações fazendo o monitoramento das câmeras espalhadas pelas praias.