Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

I Curso de Técnicas Penitenciárias está na fase final

SEAP capacita agentes prisionais para composição da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária estadual 

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
05/07/2020 09h32

Com abordagem teórica e prática do exercício profissional por agentes prisionais do Pará, o I Curso de Técnicas Penitenciárias entra na fase final. A promoção é da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Escola de Administração Penitenciária (EAP), e a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP). O curso prepara servidores que vão compor a equipe paraense da FTIP.

Neste sábado (04) representantes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), da Polícia Civil ministraram a disciplina Uso de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo e Tecnologias Menos Letais em intervenções gerais, com a participação do diretor do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME) da SEAP, delegado Benassuly.CORE treina policiais para intervenções no sistema prisional  

Coordenador da CORE, Elzamo Lobato reitera que a Seap é a secretaria que cuida e trata dos cumprimentos de penas, sobretudo do regime fechado, na sua grande maioria, e os equipamentos menos letais são instrumentos número um para uso. 

O coordenador destaca a importância da capacitação. "Se faz necessário o treinamento constante dos policiais penais e é exemplar o trabalho que está sendo realizado. O curso está sendo importantíssimo e brilhante, mostrando compromisso do gestor com gestão, no que tange a constante e continua qualificação dos policiais penais. 

Delegado Geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira acredita na importância do trabalho em conjunto para garantir maior eficiência do sistema da segurança pública. "O trabalho integrado entre as forças de segurança pública estaduais é de extrema importância para a manutenção da ordem pública. Esta parceria de treinamento entre a Seap e a Polícia Civil não é salutar apenas aos servidores, mas também para a população que ganha com a excelência no serviço oferecido", afirma. 

Secretário estadual de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos agradeceu a presença e participação dos grupamento especial. "O CORE é o mais novo grupamento especial de elite do sistema de segurança pública do Estado do Pará e nós temos muito orgulho de eles estarem ministrando um curso para nossos policiais penais. Tudo sob a concepção e orientação do nosso delegado geral que tem mudado procedimentos e melhorado a polícia civil para qualificá-la entre as melhores do país".