Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIGITAL

Fundação ParáPaz lança cartilha para crianças para combater abuso sexual

Didática e colorida, foi preparada para passar conhecimento de forma leve e natural, a partir de brincadeiras, como palavras-cruzadas e pinturas

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
06/07/2020 14h51

A Fundação ParáPaz desenvolveu uma cartilha interativa digital como uma das ferramentas de proteção e informação contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. Didática e colorida, foi feita para passar conhecimento de forma leve e natural, a partir das brincadeiras, como palavras-cruzadas, pinturas, entre outras. O material é indicado para crianças de 3 a 12 anos. 

A produção da cartilha contou com a participação da psicóloga Ana Júlia Góes Moreira, que atende diariamente vítimas de abuso sexual no polo ParáPaz Santa Casa, em Belém. A profissional defende que a educação é um meio de prevenção à violência e oferecer essa informação por meio de atividades interativas vai ajudar tanto as vítimas e seus familiares a identificar um suposto abuso.

“Quando elas passam a ter mais informação, conseguem identificar mais cedo e revelam com mais frequência para suas famílias. Entre 10 e 11 anos, as crianças começam a perceber a diferença de toques, mas, até os 8 anos, a criança não identifica que está sofrendo este tipo de violência”, ressaltou Ana Júlia.

A cartilha está disponível para download no site da Fundação ParáPaz e pode ser acessada aqui.