Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
“COLHEITA MALDITA”

Polícia Civil destrói mais de 60 mil pés de maconha em Terra Alta

Segundo as investigações, droga seria comercializada na Região Metropolitana de Belém

Por Cristiani Sousa (SEDUC)
10/07/2020 08h37

Combate ao tráfico: Polícia Civil destruiu plantações na zona rual de Terra AltaSessenta mil plantações de pés de maconha foram destruídas pela Polícia Civil durante a Operação "Colheita Maldita". A ação ocorreu entre os dias 7 e 9 de julho na zona rural do município de Terra Alta, nas comunidades do Umirizal, Vista Alegre do Areal e São Luís.

A missão policial foi coordenada pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), e contou com a participação de policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) e peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. A operação também contou com apoio da Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS).

Nos três dias, os agentes se deslocaram de Belém à Terra Alta durante a madrugada em comboio terrestre. Assim que chegarem no município foram transportados pelo helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) até os terrenos das plantações. 

No local foram encontrados sistema de irrigação, mudas de maconha e diversas plantações, uma ao lado da outra

“Podemos afirmar que a operação foi um grande sucesso. No primeiro dia (07), foram mais de 10 mil pés de maconha erradicados. No dia seguinte (08), foram cerca de 40 mil; e no terceiro dia (09) mais 10 mil. Encontramos também uma grande quantidade de maconha, tanto plantas em natura ou colhidas já secas para serem retiradas por traficantes para produção”, detalhou o delegado Temmer Khayat, diretor de Polícia Especializada.

No local foram encontrados sistema de irrigação, mudas de maconha e diversas plantações, uma ao lado da outra. Todo o material foi queimado.

De acordo com a investigação, grande parte da droga plantada no local abastece o comércio de entorpecentes em Belém e Região Metropolitana.

"Colheita Maldita": plantações de maconha foram queimadas"As nossas equipes fizeram levantamento de campo e detectaram as áreas de plantio. Com isso, foi feito o planejamento com a participação do Graesp pra fazer a identificação da área de plantio da maconha. Em seguida, nossas equipes estiveram nas áreas a serem exploradas e depois fizemos a erradicação dessas plantações. São áreas que já foram usadas anteriormente para este tipo de plantio e foram alvos de operações recentes, mas os traficantes costumam retornar para essas terras que geralmente são localizadas em pontos estratégicos, com acesso a água para irrigação das plantações", explicou o delegado Vitor Fontes, titular da Denarc.