Centros de recuperação de Bragança e Capanema recebem visita técnica

Ação visa identificar e analisar as práticas realizadas nas casas penais após a implantação de procedimentos

11/07/2020 08h47
Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), acompanhada por autoridades locais, visitou os Centros de Recuperação Regional de Bragança (CRRB) e Capanema (CRRCAP), na quinta (9) e sexta-feira (10).  

Secretário de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, visitou as duas unidades

De acordo com o diretor de Administração Penitenciária, Ringo Alex Frias, é de extrema importância esse contato próximo com a gestão do interior do estado. "Foi possível perceber a dedicação no trabalho que vem sendo executado. As casas padronizadas com base no que já vem sendo realizado em outros municípios e a execução do Manual de Procedimentos Operacionais da Seap, resultam em unidades sem objetos ilícitos, locais dignos para o cumprimento de pena e servidores satisfeitos com o trabalho", afirma. 

As visitas são feitas com objetivo de identificar e analisar as práticas realizadas nas casas penais após a implantação de procedimentos, realizada por meio do Comando de Operações Penitenciárias (COPE) e Diretoria de Administração Penitenciária (DAP).

O comandante do COPE, Ten. Cel. Vicente Neto, explica que a implantação de procedimentos é o primeiro passo para o controle do sistema prisional e garantia de melhorias para as pessoas privadas de liberdade. "Depois da implantação de disciplina, é promovida a reforma da unidade, intensificada a assistência à saúde, ampliada as oportunidades de reinserção social. Um trabalho em conjunto com todos os setores da Seap para garantir a humanização da pena", frisou. 

Na última quinta-feira (9), as fiscalizações foram feitas no CRRB. A unidade está recebendo os procedimentos desde o dia 1º de julho. Hoje, o Centro de Recuperação Regional de Bragança está reformado com celas limpas e higienizadas. Todos os internos estão padronizados com novos uniformes e uso de máscaras para proteção contra a Covid-19. O atendimento de saúde também é intensificado e ocorre dentro do bloco carcerário. 

Centros de recuperação estão recebendo implantações de procedimentos

Já na manhã desta sexta-feira (10), foi a vez do CRCAP receber a visita técnica. A unidade que já estava em procedimento desde setembro de 2019, está recebendo manutenção e fiscalização das ações executadas, desde o dia 30 de maio deste ano. A casa penal já se encontrava limpa e padronizada, considerada um exemplo de unidade prisional de procedimento no Pará. 

Para o secretário Jarbas Vasconcelos, o resultado das ações executadas dentro das unidades penitenciárias reflete diretamente na segurança das ruas. "O índice de criminalidade nos municípios onde implantamos o procedimento sempre cai. Quando entramos, retiramos objetos ilícitos, como celulares, o que reflete na neutralização do crime e maior segurança para todos. O trabalho em Bragança e Capanema está de parabéns. É um orgulho, 46 das 48 casas penais do Estado já estarem no padrão desejado pelo governo. É a humanização da pena na prática", afirma o secretário.