Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO 'VERÃO MAIS SEGURO'

Bandeirolas ordenam o fluxo por mais de dois quilômetros em Salinópolis

Caminhos criados ajudam a orientar os motoristas e evitar acidentes na praia

Por Aline Saavedra (SECOM)
12/07/2020 11h28

Com o objetivo de ordenar o fluxos de veículos na Praia do Atalaia, em Salinópolis, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SEGUP), sinalizou mais de 2 quilômetros de faixa de areia com bandeirolas informativas, o que resulta em 1,5 mil unidades do material. A ação é uma das iniciativas da Operação “Verão Mais Seguro: Saúde, Segurança e Responsabilidade”, que iniciou no primeiro final de semana do mês de julho e segue até o dia três de agosto.

As bandeiras além de orientar os banhistas com relação ao trânsito, gerar mais segurança aos frequentadores, em especial as crianças, ajudam também a divulgar os serviços oferecidos pelo sistema de segurança como o do Centro Integrado de Operações (CIOp) 190 e o WhatsApp da Iara – Inteligência Artificial Rápida e Anônima do Disque Denúncia por meio do número (91) 98115-9181 que podem ser úteis para denunciar desde poluição sonora até desobediência ao estabelecido em decreto para o uso da praia.

O ordenamento do fluxo de veículos nos dois sentidos ao longo de 2,5 quilômetros de praia com, inclusive, criação de rotatória para quem acessa a praia pelo atalho da Sofia, foi concretizada depois do surgimento da necessidade de melhorar o trânsito de veículos no local. “Há alguns anos a Secretaria de Segurança Pública diagnosticou, através de relatórios estatísticos, que na área do Atalaia ocorriam muitos acidentes porque comumente é um espaço de areia que os veículos ocupam. Então, de um modo visionário, a Segup percebeu que a organização e o balizamento e o estabelecimento de vias devidamente delimitadas por bandeirolas facilitaria o fluxo dos veículos bem como a segurança desses banhistas. As estatísticas mostram que a redução foi drástica é que esse é um serviço efetivo essencial que deve perdurar”, explicou o Coronel Helton Moraes.

A iniciativa já havia sido realizada com êxito pela Segup nas operações anteriores, como a operação Carnaval Por Todo o Pará, em fevereiro, Festas Seguras, em dezembro e na operação verão do ano passado.

Verão 2020 -  A “Verão Mais Seguro: Saúde, Segurança e Responsabilidade” conta com um efetivo de 3.546 agentes de segurança, 319 viaturas (de duas e quatro rodas), 50 viaturas (entre auto rápido, auto busca salvamento e unidades de resgate do Corpo de Bombeiros, sete ônibus, 56 embarcações, seis quadriciclos, três aeronaves, um caminhão e uma delegacia móvel.