Governo do Estado avança no projeto de construção do Pronto-Socorro do Bengui

Com 120 leitos, sendo 20 de UTI, a unidade vai fortalecer a rede de saúde pública na Região Metropolitana de Belém

16/07/2020 17h22 - Atualizada em 16/07/2020 20h31
Por Dayane Baía (SECOM)

Após compromisso firmado no mês de março pelo governador Helder Barbalho, os trâmites para erguer o Hospital Pronto-Socorro do Bengui seguem avançando, mesmo durante a pandemia. O projeto de construção deve ser finalizado nas próximas semanas, prevendo a distribuição de 120 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Veja mais fotos do projeto!

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), o empreendimento deve fortalecer a oferta em saúde na região metropolitana de Belém.

“O Hospital Pronto-Socorro do Bengui será edificado na rodovia Augusto Montenegro, entre o residencial José Homobono e a sede do Iterpa (Instituto de Terras do Pará). Nós já contratamos os projetos executivos, que vão ser entregues até o final de julho. Após análise e considerações desses projetos nós fecharemos o processo e encaminharemos para a licitação, a fim de contratar a empresa executora da obra”, informou Arnaldo Dopazo, secretário adjunto de Gestão e Obras da Sedop.

Com perfil de urgência e emergência, o novo hospital incrementará o atendimento em saúde. “No Pronto-Socorro do Bengui vão ter 120 leitos, sendo 100 operacionais, 10 UTI adulto e 10 UTI infantil. Ele também será um hospital de urgência e emergência. A intensão do Governo do Estado é dar suporte à rede de saúde e desafogar os prontos-socorros da capital. Ele será totalmente descentralizado da região central do município de Belém, afim de facilitar o atendimento da população”, acrescentou Dopazo.

Desde 2019, o Governo do Estado já entregou cinco unidades hospitalares: Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (Icoaraci); Hospital Regional dos Caetés (Capanema); Hospital Santa Rosa (Abaetetuba); Hospital Regional do Tapajós (Itaituba); Hospital Regional Público de Castanhal. Nesta sexta-feira (17), o governador Helder Barbalho participará da entrega oficial do Hospital Público Geral de Castelo dos Sonhos, com 21 leitos clínicos e 04 de estabilização, no distrito de Altamira, na região Xingu.