Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATITUDE SUSTENTÁVEL

Cosanpa realiza campanha educativa para preservação das praias

Ação nos terminais envolve a distribuição de cartilhas e conversas com as pessoas sobre o uso consciente da água e o respeito ao meio ambiente

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
17/07/2020 14h53

No terceiro final de semana de julho, os terminais hidroviário e rodoviário de Belém estavam movimentados com passageiros saindo da capital rumo aos balneários do Pará em busca de descanso em alguns dias de folga. Mas, mesmo em momentos de lazer é preciso consciência e responsabilidade. É por isso que a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realiza campanha sobre a importância do uso consciente da água e da preservação do meio ambiente.

Assistente social da Cosanpa entrega cartilha educativa no Terminal Hidroviário de Belém e usuários gostam da iniciativa Assistentes sociais estiveram na manhã desta sexta-feira (17) no Terminal Hidroviário de Belém distribuindo cartilhas informativas com dicas para a preservação das praias e uso racional da água potável.

O corretor de seguros, Hamilton Tavares, aprovou a iniciativa da Cosanpa. “É muito bom porque é um uma forma da gente lembrar de preservar mais, porque a água está acabando. Temos que cuidar, mesmo. Aqui em Belém, vejo muito desperdício. Eu comento até lá em casa, às vezes, vão lavar a louça e lavam a louça com a torneira aberta, aí eu brigo. Isso é desperdício. Na própria casa, muita gente não tem consciência, pensa que é normal está gastando água. Eu, lá em casa, puxo a orelha do pessoal”.

Quem veio de longe conhecer as belezas do Pará se encanta com a imensidão dos rios e com a experiência de conviver com acionamentos de rotina, recomenda cuidados.  A estudante Stephany Santos veio de Minas Gerais e lembra que em tempos mais seco, a população mineira fica sem água, daí a importância de economizar o ano todo para não faltar quando mais se precisa.

“A gente evita o desperdício, fica 10 minutos no banho, no máximo, e a água sempre poupando. Na época do verão, quando chove menos, a represa fica vazia e ficamos sem água. A dica que eu dou é sempre economizar. Desligar os pontos de água quando não estiver usando e só usar quando necessário”, recomenda a estudante mineira, Stephany Santos.

A equipe da Cosanpa também circulou pelo Terminal Rodoviário de Belém. O nutricionista Israel Pereira seguia para Abaetetuba e gostou da atitude responsável da Companhia, que reforça as dicas básicas de prevenção contra o novo coronavírus.

“Essa ação é importante, leva educação continuada às pessoas, fazendo com que elas procurem se prevenir diante da situação que estamos vivendo, pois a prevenção ainda é o melhor remédio. E eu também ressalto que temos que nos conscientizar sobre a preservação dos nossos recursos naturais, pois eles são finitos e temos que ter responsabilidade no consumo, usar somente quando for necessário e com cautela", pontuou Israel Pereira.

A ação informativa seguirá nas próximas semanas de julho com o objetivo de conscientizar, principalmente, quem estiver indo em direção às praias paraenses. As dicas entretanto valem para todos.

A esteticista Cássia Pontes embarcava para o sudeste do Brasil e gostou do diálogo com os técnicos da Companhia de Saneamento do Pará. "Essa campanha da Cosanpa é eficaz nesses pontos de grande fluxo de pessoas. Precisamos nos conscientizar da importância de nos prevenir do novo coronavírus e viajar seguros. E essas dicas de consumo consciente da água vou levar, inclusive, para o meu cotidiano no trabalho", finalizou a esteticista Cássia Pontes.