Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Estado deve entregar em dezembro novo sistema de abastecimento de água em Monte Alegre

Com investimento superior a R$ 10 milhões, a obra de ampliação vai beneficiar cerca de 40 mil habitantes

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
20/07/2020 12h12

A implantação do sistema de automação faz parte do projeto de ampliação do sistema de abastecimentoEm Monte Alegre, município do oeste paraense, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) prossegue as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água, um investimento do governo do Estado de R$ 10.291.503,00, que vai beneficiar cerca de 40 mil habitantes do município. O projeto foi aprovado em 2018, mas só em 2019 a obra foi iniciada. Hoje, já está com mais de 50% das obras executadas, com previsão de entrega em dezembro de 2020.

As obras avançam e devem ser concluídas ainda neste anoO projeto de ampliação do sistema inclui a construção de dois sistemas de vácuo, com capacidade de produção de 110,00 m³, implantação da adutora de água tratada entre o reservatório do Largo da Memória e o reservatório do Lauro Sodré, assentamento de 17.272 metros de redes de distribuição de água, execução de 3.800 ligações domiciliares com hidrômetro, execução de 2.906 micromedições em ligações domiciliares já existentes, implantação do sistema de automação e recuperação das unidades existentes.

A cidade possui três sistemas de abastecimento de água, cada um com 10 pontos de captação. Com a conclusão da obra, mais dois sistemas automatizados serão instalados. “Desde o ano passado já foram executadas parte das instalações das redes domiciliares, a revitalização dos sistemas existentes - com limpeza e troca de tubulação - e a instalação da adutora de água tratada. Atualmente estamos na parte de montagem de equipamentos hidromecânicos e montagem dos sistemas vácuo 5 e 6”, explicou a engenheira responsável pelo acompanhamento do projeto, Marília Contente.

As obras de ampliação do sistema foram iniciadas em 2019 pelo governo do Estado