Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo avança no projeto para a construção do 1º Hospital Público da Mulher no Pará

Ao todo, são previstos 120 leitos em um prédio moderno localizado na avenida Gentil Bittencourt, em Belém

Por Giovanna Abreu (SECOM)
20/07/2020 20h13

Projeto: unidade de saúde especializada será de média e alta complexidade, preparada e equipada para tratamentos oncológicosUm prédio moderno, com tratamento diferenciando e atendimento voltado exclusivamente ao público feminino. Assim será o Hospital Público da Mulher Senhora de Nazaré. O projeto já está em fase de ajustes finais. "Estamos na fase de contratação dos projetos e, entre 60 a 90 dias, nós finalizaremos e encaminharemos o processo para o setor de licitação, para que realizem a contratação da empresa executora da obra”, informa o secretário adjunto de Gestão e Obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Arnaldo Dopazo. 

A unidade de saúde especializada será de média e alta complexidade, preparada e equipada para tratamentos oncológicos. Ao todo, são previstos 120 leitos, que serão distribuídos em 100 leitos operacionais de urgência e emergência com atendimento de alta complexidade e 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O hospital atenderá cirurgia geral e oncológica, mastologia geral e oncológica, além de ser equipada com aparelhos de ressonância, raio-X, mamografia, tomografia e eletrocardiograma. O valor estimado, entre obra e equipamentos, é de 120 milhões de reais.

De acordo com Arnaldo Dopazo, a previsão de execução da obra é de cerca de 18 meses. “Será um prédio moderno que atenderá todas as normas vigentes das legislações da Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde e dos órgãos de segurança. É um projeto de fundamental importância para o Estado que oferecerá atendimento adequado, rápido e exclusivo para as mulheres”, garante. 

“O Hospital Público da Mulher será uma unidade de referência que oferecerá atendimento médico, psicológico e assistencial às mulheres paraenses" - Arnaldo Dopazo, secretário adjunto de Gestão e Obras da Sedop. 

Serviço - O 1º Hospital Público da Mulher no Pará será erguido na avenida Gentil Bitencourt, nº 2.175, onde funciona atualmente a sede do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep). O governador Helder Barbalho assinou o decreto autorizando a doação do prédio estadual para a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que de forma integrada com a Sedop, elabora o plano de necessidades que constarão no projeto executivo para a licitação da obra. 

Investimentos – A área da saúde é prioridade para o governo do Pará. Desde o início da atual gestão, seis hospitais foram entregues no Estado: Hospital Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci, em Belém; Hospital Regional dos Caetés, em Capanema; Hospital Santa Rosa, em Abaetetuba; Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba; Hospital Regional de Castanhal e Hospital Regional de Castelo dos Sonhos, em Altamira.

A iniciativa tem como objetivo desafogar as superlotações dos atendimentos nas unidades de saúde na capital e oferecer um atendimento mais próximo e de qualidade para a população.