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Governo do Estado e Exército discutem sobre integração de modelo educacional

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
22/07/2020 18h49

O governador Helder Barbalho recebeu, na manhã desta quarta-feira (22), o diretor de Educação Preparatória e Assistencial do Exército Brasileiro, general de divisa Francisco Carlos Machado. O encontro foi intermediado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e teve como objetivo integrar as secretarias de governo e o modelo de ensino desenvolvido pela Escola Militar de Belém, coordenada pelo Exército.

Participaram ainda da reunião a presidente do CEE, Betânia Fidalgo; a secretária de Estado de Educação, Elieth Braga; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Carlos Maneschy; a deputada estadual Nilse Pinheiro e o diretor da Escola Militar de Belém, tenente-coronel Talmo, além dos secretários adjuntos da Seduc Regina Pantoja e Alexandre Buchacra.

Os representantes da Escola Militar de Belém relataram que já usam a plataforma na modalidade a distância (EAD) antes mesmo da pandemia nos locais onde não existem colégios militares. A titular da Seduc destacou a importância da troca de experiências e apresentou as tratativas em curso para a implementação, na rede estadual, das escolas cívico-militares.

Segundo ela, inicialmente o projeto piloto, no Pará, compreende quatro escolas que participam, neste primeiro ano de implantação, do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). São elas: Waldemar Henrique (Benguí/ Belém), Francisco Paulo do Nascimento Mendes (Icuí/ Ananindeua), José de Alencar (Santarém) e Castelo Branco (Paragominas).

"Durante o encontro, ficou a proposta de promovermos um evento para apresentar o projeto político pedagógico das escolas cívico-militares de excelência, como forma de compartilhar as experiências exitosas”, informa Elieth Braga. O evento será presencial e ocorrerá após a pandemia.

Sobre o reinício das aulas, o Colégio Militar de Belém encaminhará ofício ao CEE para reiniciar as atividades escolares no mesmo período de retorno das escolas privadas, uma vez que a instituição está preparada com todos os protocolos de segurança sanitária.