Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANEAMENTO

Estação de Tratamento de Esgoto Una beneficia 90 mil pessoas em Belém

Cosanpa retomou a obra parada há quase cinco anos e tem previsão de entregá-la completa em maio de 2021

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
23/07/2020 14h15

O projeto tem mais de 10 anos, mas nunca tomou forma e para completar desde 2016 a obra de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) Una, estava parada na avenida Arthur Bernardes, em Belém. As atividades foram retomadas em novembro de 2019 pela nova gestão da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e, agora, estão em pleno andamento.

Engenheira sanitarista da Cosanpa, Magaly Pinheiro explica o trabalho em curso. “A primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto Una é uma obra de fundamental importância não só para a área que será atendida, mas para o município como um todo. Vai atender uma população de cerca de 90 mil habitantes com capacidade de vazão para tratar 475 litros de esgoto por segundo”.

Serão implantadas unidades de tratamento preliminar com gradeamento, peneira e caixa de areia; reator anaeróbio UASB – da sigla em inglês Ufplow Anaerobic Sludge Blanket, tecnologia utilizada para tratamento biológico de esgoto para decomposição anaeróbia da matéria orgânica; câmaras para tratamento físico-químico e desinfecção do efluente.

Estão sendo investidos cerca de R$ 84 milhões no empreendimento que realizará o devido tratamento sanitário de esgotos das áreas centrais de Belém. O engenheiro da empresa contratada para execução da obra, Diogo Figueiredo conta que o projeto foi iniciado em novembro de 2019. A obra estava abandonada há quase cinco anos, sem acesso, com vegetação predominando em todas as estruturas.

“Começamos com a implantação do sistema viário e, hoje, estamos no reator UASB para começar a área do tratamento preliminar e fisíco-químico. Vamos entregar a estação de tratamento de esgoto completa com revitalização também da estação elevatória de esgoto, já existente”, garantiu o engenheiro Diogo Figueiredo.

A engenheira sanitarista Magaly Pinheiro informou que a obra tem previsão de conclusão para maio de 2021, e é vital para o devido tratamento de esgotos e das águas servidas. “A implantação dessa estação de tratamento vai nos dar a garantia de lançar o esgoto efetivamente tratado, porque hoje o que existe é apenas o pré-condicionamento. Esse percentual que é colocado em Belém não tem tratamento devido e com a implantação da estação de tratamento, isso vai acontecer”.