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Construção do primeiro trecho da rodovia PA-256 já tem edital publicado

Rodovia será pavimentada nos 51 quilômetros iniciais, na travessia do Rio Capim, em Vila Nova, município de Tailândia, sudeste do Pará

Por Kátia Aguiar (COHAB)
23/07/2020 16h18

A PA-256 é uma das rodovias mais extensas do território paraense, a via tem mais de 360 quilômetros de extensão A rodovia PA-256, na Região do Rio Capim, terá 150 quilômetros construídos e pavimentados. O lote para execução do trabalho inicial, nos 51 primeiros quilômetros da rodovia, é objeto de concorrência pública, cujo edital está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, (23). A PA-256 é uma das rodovias mais extensas do Pará, com mais de 360 quilômetros de extensão.

O primeiro lote de serviço será feito no trecho da travessia do Rio Capim, no entroncamento da  PA-150 (Vila Nova), município de Tailândia.

O investimento é de mais de R$ 85 milhões, financiados pelo Projeto de Desenvolvimento e Integração Regional do Estado do Pará (Prodeir), do Governo do Estado, que captou recursos internacionais para investir em infraestrutura por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran).

O Prodeir vai financiar obras em outros dois trechos da PA-256, que devem ser licitados até setembro deste ano: são 56 quilômetros também na Travessia do Rio Capim, na PA-150, com o entroncamento da PA 451; e o último trecho, no lote 3 no entrocamento da PA-150 com o entroncamento da PA-451, uma extensão de 43,50 quilômetros.

O Governo do Estado investirá mais de R$ 250 milhões na construção dos 150 quilômetros da rodovia, que atualmente tem pouco mais de 138 quilômetros de pavimento em concreto asfáltico.  

A construção e pavimentação da rodovia melhorará a trafegabilidade entre as duas principais rodovias de acesso ao sul do Pará, a  PA-150 e a BR-010, até a Região Metropolitana de Belém e ao porto de Vila do Conde, em Barcarena, principal via de escoamento da produção agropastorial e mineral do Pará.

“São os investimentos que o governador Helder Barbalho faz em infraesturura, fomentando a logística e desenvolvendo o setor produtivo, gerando emprego e renda para os paraenses”, disse Pádua Andrade, titular da Setran.

O Prodeir promove o desenvolvimento econômico e social por meio da melhoria da infraestrutura e da malha rodoviária do Pará.

O Programa construirá mais de 500 quilômetros de rodovias em seis regiões de Integração do Estado, juntamente com seis postos de fiscalização de peso de veículos e ainda construção e substituição de 31 pontes de madeira por concreto. O investimento previsto é de cerca de  R$ 800 milhões.

MAIS OBRAS

Entre as obras previstas para a melhoria da trafegabilidade na região do Rio Capim em 2020 estão no cronograma do Governo do Estado a pavimentação da rodovia Perna Leste, entre a Alça Viária e a PA-140; conservação e manutenção da PA-318, entre PA-136 e o distrito de Marudá, em Marapanim; construção de 18 pontes em concreto armado e de dois postos de fiscalização de controle de peso.

* Com informações de Renan Peniche