Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

‘Asfalto por todo o Pará’ gera emprego e renda em Altamira

Cerca de 145 profissionais trabalham nas obras de drenagem e pavimentação asfáltica de vias urbanas da cidade. Alguns trabalhadores estavam desempregados ou atuavam no mercado informal

Por Giovanna Abreu (SECOM)
30/07/2020 13h20

Na prática, o Programa ‘Asfalto por todo o Pará’ é melhoria de trafegabilidade e oportunidade de emprego para moradores dos municípios por onde passa. Em Altamira, às margens da Transamazônica, o maior município do Brasil em extensão, tem cerca de 145 trabalhadores nas obras em execução. São 85 funcionários diretos e 60 indiretos distribuidos em 31 ruas, num total de 10 km de obras no município.

“Estou feliz porque através dessa oportunidade vou ter condições de ajudar a minha família. Só posso agradecer ao Governo do Estado”, afirma Jeovan Silva, de 29 anos, que atua como operador de rolo compactador nas obras do município.

O Programa garante serviços de asfaltamento, terraplanagem e drenagem superficial, com a construção de meio-fio e calçada, nos mais de 60 municípios paraenses contemplados. 

A conquista do emprego é um recomeço para Jackson Silva, de 30 anos. Ele já estava há um ano sem trabalhar de carteira assinada. “Eu trabalhava como autônomo, era mototaxista, e agora sou técnico de segurança do trabalho. Estou só felicidade, porque além de ser uma oportunidade para a minha vida, também posso trabalhar para a melhoria da minha cidade”. 

Nascido em Altamira, Antônio Santos, de 30 anos, festeja o emprego de apontador, após um ano procurando uma nova chance. “Estava desempregado, sem ver muitas oportunidades na cidade. Eu agradeço muito ao Governo do Estado pela oportunidade de trabalhar”.  

Entre as 31 ruas contempladas pelo Programa em Altamira, estão as ruas Edla Vieira, Antônio Pereira da Silva, Francisco Caetano de Souza e Alércia Celezér. “É uma obra bem feita, todos os moradores do bairro estão felizes, porque valoriza os nossos imóveis”, ressalta o morador da rua Edla Vieira, Fábio Santos.

“Sou moradora de Altamira há 35 anos. Na minha rua, não existe mais poeira e nem lama. Agradeço a Deus e ao Governo do Estado pela transformação”, comemora Maria José Mourão, moradora da rua Antônio Pereira da Silva. “Estou muito satisfeita com o trabalho de pavimentação e saneamento que o Governo do Estado tem realizado aqui em nosso bairro. Há muitos anos necessitamos de uma obra como essa”, reitera Eudinair Matos, moradora da Rua Francisco Caetano de Souza. 

ASFALTO POR TODO O PARÁ

Cerca de R$ 700 milhões serão investidos em mais de 500 Km de drenagem e pavimentação asfáltica de vias urbanas em todas as 12 regiões de integração do Estado até o final de 2021. O Programa será expandido, no próximo ano, com a adição de mais 500 quilômetros a serem pavimentados em todo o Pará. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) está na fase de avaliações e prevê a fase de licitação do adicional até o final deste ano.

INVESTIMENTOS NA REGIÃO

O Hospital Público de Castelo dos Sonhos, em obra desde 2014, foi entregue pela Sedop no dia 17 de julho de 2020. A unidade conta com 21 leitos clínicos de internação em pediatria, ortopedia, obstetrícia, clínica cirúrgica e clínica médica. O distrito fica distante cerca de 1.100 km da sede de Altamira e a conclusão do hospital encurta as distâncias para acesso aos atendimentos, firmando o compromisso do Governo com a descentralização da saúde. O hospital atende, em média, 20 mil habitantes, incluindo o distrito de Cachoeira da Serra e as aldeias indígenas do entorno.