Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional dos Caetés retoma perfil original de atendimento

No início de maio, a unidade garantiu atendimento exclusivo de pacientes com a Covid-19

Por Roberta Vilanova (SESPA)
01/08/2020 14h24

Unidade desempenhou um papel importante no tratamento de pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19O Hospital Regional Público dos Caetés "Jorge Netto Costa" (HRPC), em Capanema, voltou ao perfil de atendimento original no último dia 28 de julho. Desde o dia 1º de maio, a unidade desempenhou um papel importante no tratamento de pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19.

Nesse período, o hospital recebeu 27 respiradores, permitindo a ampliação para 37 leitos de UTI exclusivos para Covid-19. Com os novos aparelhos, a unidade passou a dispor de 68 leitos exclusivos para o tratamento da doença, sendo 31 clínicos e 37 de UTI.

O diretor geral do HRPC, Lucas Araújo Mazziero, informou que foram atendidos 251 pacientes. “O hospital conseguiu desenvolver um ótimo trabalho, os profissionais apresentaram uma boa evolução de conhecimento teórico e prático durante o desenvolvimento das atividades”, comentou.

Com a volta ao perfil original, é importante ressaltar que o HRPC não atende demanda espontânea, ou seja, os pacientes precisam ser encaminhados pela Central de Regulação do Estado. Ou seja, a unidade não dispõe de atendimento de urgência e emergência.

Sobre a volta ao perfil original que está sendo gradativa, o HPRC está orientando os municípios sobre o retorno do perfil cirúrgico e agendando as consultas ambulatoriais para agilizar o processo assistencial e, desta forma, diminuir a fila de espera por tratamento cirúrgico ortopédico e geral.

Com 47 leitos, sendo 31 de enfermaria, 10 de UTI e seis de observação, o HRPC é referência em Traumato-Ortopedia, Cirurgia Geral e Neurocirurgia para a população da região nordeste, abrangendo cerca de 500 mil habitantes de 16 municípios, dos quais 50% não dispõem de nenhuma unidade hospitalar. Assim, o Hospital também evita que pacientes busquem atendimento na Região Metropolitana e recebam assistência mais perto de sua família.

Além de Capanema, o HRPC atende a população dos municípios de Augusto Corrêa, Aurora do Pará, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Capitão Poço, Castanhal, Concórdia do Pará, Curuçá, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Novo Repartimento, Ourém, Paragominas, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, São Miguel do Guamá, Tomé-Açu, Tracuateua, Vigia de Nazaré e Viseu.