Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Pará entrega novo prédio do Comando de Policiamento da Capital II

Mais de 2 mil e 800 novos coletes balísticos também foram repassados para a Polícia Militar

Por Giovanna Abreu (SECOM)
05/08/2020 14h48

O Governo do Pará entregou, nesta quarta-feira (5), as novas instalações do Comando de Policiamento da Capital II (CPC II) da Polícia Militar, no Distrito de Icoaraci. Durante a cerimônia, também foram entregues 2. 820 novos coletes balísticos e 100 computadores para a corporação.

O Governador do Estado, Helder Barbalho, que participou da entrega, ressaltou a relação entre os investimentos em segurança e a queda dos índices de criminalidade. 

“A presença da polícia é fundamental para trazer paz para a população. Reforçar o Comando de Policiamento metropolitano, seguramente faz com que nós estejamos mais capacitados e estruturados para servir os paraenses, podendo ter uma polícia que cuide e proteja o cidadão. Os resultados têm se mostrado efetivos com a redução da violência”, assegura o governador. 

O CPC II é um comando intermediário que atua na gestão das áreas envolvidas pelos quatro batalhões operacionais da PM, que atuam nas ilhas e na capital, com a coordenação do 10° Batalhão em Icoaraci, 24° no Conjunto Maguari , 25° em Mosqueiro e 26° no distrito de Outeiro. 

As obras no prédio proporcionaram a construção do segundo pavimento, que conta com alojamentos masculino e feminino, salas do comando e subcomando do CPC II, além de uma sala destinada ao serviço de inteligência do órgão. Além da reconstrução do hall de entrada e das oitos salas que compõem a unidade. O objetivo é garantir maior conforto e um novo padrão de qualidade para os policiais que atuam no CPC II.

De acordo com o Comandante do CPC II, Coronel Sergio Neves, uma obra como essa garante o bem estar e a dignidade dos policiais da corporação. "Nos estimula, traz mais vontade para que a nossa tropa seja o reflexo desses investimentos durante o trabalho nas ruas, no combate ao crime. Grande ganho para o nosso efetivo, que influencia diretamente na melhoria do nosso trabalho e na tranquilidade da população", afirma. 

O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, ressalta a localização estratégica da unidade. "Estamos em uma via de fluxo rápido estratégica que possibilita o trabalho de forma mais eficiente. As melhores condições de trabalho refletem diretamente na segurança da população. 

De acordo com o Sargento Alexandre Sanches, que atua no CPCII, este momento representa um marco para a Polícia Militar do Estado do Pará. "Estamos recebendo um prédio com toda a estrutura específica necessária, o que é muito importante para a valorização do servidor que trabalha diuturnamente para a segurança da população", comemora. "Essa nova estrutura vai garantir condições dignas e adequadas de trabalho para todos os policiais", complementa a Sargento Beatriz Tavares, que também atua na unidade.

Investimentos - Segundo o Coronel Dilson Junior, Comandante Geral da PM, os equipamentos de proteção individuais são fundamentais para equipar a tropa e possuem tecnologia que proporciona maior conforto para os agentes de segurança. "Os mais de 2.800 novos coletes balísticos são de última geração, aprovados por um laboratório americano, 40% mais leve do que o colete que utilizávamos antes e permitem maior mobilidade dos agentes. Imagine as dificuldades de um policial que passa 12h em serviço com um colete muito mais pesado, por isso, a nova tecnologia garante saúde, conforto e mais produtividade", afirma o comandante.

O Governo do Estado segue com investimentos em equipamentos tecnológicos para as corporações. A atual gestão já garantiu cerca de mil computadores novos para a tropa, o que permite um salto de qualidade no trabalho dos policiais. "A PM possui o maior número de procedimentos administrativos eletrônicos por conta desses investimentos", informa o comandante geral da PM. 

Entre as autoridades presentes na cerimônia, o Deputado Estadual, Delegado Nilton Neves, atribui a queda nos índices de criminalidade do Estado aos investimentos realizados pelo Governo do Pará. "Sou delegado de polícia há 40 anos na instituição e nunca tinha visto um governo tão empenhado em garantir melhores condições para a corporação", ressalta. 

O vice prefeito de Belém, Orlando Reis, parabenizou o Governo do Estado e a PM. “Estamos acompanhando a diminuição dos índices de violência no Pará e isso se deve à prioridade e investimentos que o Governo tem realizado para a segurança e o comprometimento da atuação da PM. Estão de parabéns”, ressalta.

"Essa entrega garante mais um posto bem equipado a serviço da população, que demonstra também os cuidados com os servidores. Essa valorização é constante nesse atual governo", reforça o Coronel Hayman Apolo, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

Serviço: O Comando de Policiamento da Capital II funciona na Avenida Augusto Montenegro, km 12, no Distrito de Icoaraci.