Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FUNCIONALISMO PÚBLICO

Escola de Governança do Pará celebra 17 anos de valorização do servidor

Instituição atua em diversas frentes, na qualificação profissional ofertando cursos livres, cursos in company e Educação a Distância, além de oferecer pós-graduação de nível superior

Por Isabela Quirino (EGPA)
06/08/2020 13h04

Servidores da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) reunidos na sede da instituição no início do ano de 2020 Quando Iran Almeida iniciou seu trabalho na Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), em 1999, ela ainda  era um projeto chamado ‘Programa de Desenvolvimento e Valorização do Servidor Público (PDVS)’, desde então, o servidor atua com compromisso com a qualidade no serviço público na EGPA que, nesta quinta-feira (06) celebra 17 anos de história. 

“Me orgulho por fazer parte da EGPA, principalmente por ter ajudado a construi-la desde as suas bases. Quando entrei no PDVS, nós tínhamos o desafio e a responsabilidade de criar em pouco tempo formas eficazes de proporcionar ao servidor do Estado do Pará todas as condições necessárias para o bom desempenho de suas funções, sobretudo, acreditando que essa melhoria só seria possível se cada servidor fosse valorizado em sua individualidade como pessoa”, explicou o servidor, que hoje atua como coordenador do Núcleo de Controle Interno da Escola. 

O trabalho da EGPA de valorizar o servidor público paraense permanece, com a instituição promovendo eventos e programas de estímulos tanto profissionais como pessoais e artísticos. O foco é valorizar o que o servidor produz e proporcionar espaços de confraternização, convivência e reconhecimento profissional.

Ao longo de 17 anos de história a missão da Escola de Governança se expandiu, buscando promover também a qualificação dos servidores públicos do Pará para o aprimoramento da gestão pública. “Hoje olho para trás e posso contemplar o quanto avançamos nessa árdua estrada e é realmente recompensador, principalmente por poder colher os frutos das sementes plantadas com muito trabalho”, destaca Iran Almeida.

ESCOLA ATUA EM VÁRIAS FRENTES 

A EGPA atua em diversas frentes, na qualificação profissional ofertando cursos livres,  cursos in company e EaD (Educação a Distância), além da atuação como instituição de ensino superior.

Em dezembro de 2019, a instituição recebeu o Recadastramento Institucional e a Renovação de Autorização do curso Técnico em Secretariado Escolar Subsequente Presencial e Autorização na modalidade EaD; e Autorização do curso Superior de Tecnologia em Secretariado na modalidade Presencial e EaD, concedidas pelo Conselho Estadual de Educação do Pará, garantindo a continuidade de suas ações. 

Servidora da Prodepa, Rosana Eluan já participou de cursos e palestras da "Escola" e elogia a qualificação da instituiçãoServidora da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), Rosana Eluan afirma que a “Escola” é fundamental para o crescimento intelectual dos servidores estaduais. “Como Agente de Desenvolvimento e Capacitação (ADC) do meu órgão, sou testemunha disso, pois estou sempre em contato com a EGPA. Temos um papel importante para que esse objetivo seja alcançado, quando nos empenhamos em falar para nosso órgão sobre cursos, palestras e todo conteúdo disponibilizado pela EGPA”. 

Além de atuar como ADC e participar constantemente das capacitações, a servidora Rosana Eluan concluiu uma pós-graduação oferecida pela Escola de Governança. “Eu mesma já participei de muitos cursos e falo para meus colegas da importância dessas atividades oferecidas gratuitamente para nós”, destaca Rosana.  

FOCO EM INOVAÇÃO E QUALIDADE

Diretora geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho afirmou que o ano de 2020 é um ano desafiante para a Escola de Governança, que confirma ainda mais o seu compromisso com a inovação para estes anos de gestão. “Estamos em um momento de adaptação na EGPA, adaptando nossos espaços físicos para intensificar a produção em EaD, reestruturando nosso laboratório de informática para as aulas, criando um espaço de coworking para todos os servidores públicos a partir do nosso Laboratório de Inovação, garantindo a compra de equipamentos especializados para este tipo de produção também para que a gente possa chegar a todos os municípios”.

A celebração da “Escola” este ano não é apenas de mais um aniversário, mas a comemoração de muitos avanços realizados com trabalho e dedicação. Este foi o ano em que a EGPA iniciou as atividades do Laboratório de Inovação (LabInov), aumentou a produção de cursos em EaD e, a partir deste segundo semestre, irá reestruturar as demandas de cursos presenciais, reorganizando o desenho institucional e acadêmico dos cursos livres e realizando diversas ações de maneira remota.  

Além disso, a EGPA implementou novas ações como o 1º Prêmio Inova Servidor, oficinas remotas por meio do LabInov e prêmios que serão lançados ainda no segundo semestre deste ano. “Nós trabalhamos para que a EGPA seja uma escola inovadora, com expertise na área de gestão pública e inovação, e que contribua de forma efetiva com a gestão do governo estadual, para que ela seja cada vez mais ágil e melhore significativamente a entrega de resultados para a população paraense”, afirma a diretora geral Evanilza Marinho.