Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITO GARANTIDO

Estado entrega mais de 300 títulos de terra a produtores de Ipixuna do Pará

Os documentos têm assinatura digital, recursos adotado pelo Iterpa para combater falsificações

Por Larissa Noguchi (SECOM)
07/08/2020 19h58

O título de terra traz dignidade ao produtor e garante o acesso a linhas de créditoO Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), entregou na tarde desta sexta-feira (7) na comunidade Balalaica, município de Ipixuna do Pará, no nordeste paraense, 324 títulos de terra para agricultores de quatro comunidades da região. O governador Helder Barbalho, acompanhado de autoridades locais, destacou a importância do ato, que garantiu o direito dos agricultores à terra onde moram e trabalham. “Que vocês possam melhorar a produção e fazer com que essa área se transforme em uma área de destaque na agricultura familiar”, ressaltou o governador.O governador Helder Barbalho e vários produtores beneficiados pela ação do Iterpa

O presidente do Iterpa, Bruno Kono, reforçou o impacto social da entrega do título de terras a esses produtores. “É uma região de conflito, de grilagem de terra, e um marco emblemático para o Iterpa. Os títulos entregues têm assinatura digital, que combate a falsificação de documentos. Agora, essas pessoas têm seus documentos, comprovando seu território e reforçando o compromisso também para com o Estado”, disse o gestor.

Helder Barbalho (e) pediu aos beneficiados que transformem a área em destaque para a agricultura familiarOs 324 títulos com assinatura digital permitem ao Iterpa maior controle sobre a área ocupada na região e as atividades econômicas desenvolvidas pelas famílias produtoras, além de garantir o acesso às linhas de crédito para melhoria da produção.

Perspectivas - Raimundo Pereira, morador da comunidade Bom Jesus, mora há 12 anos em uma área de 43 hectares, onde planta mandioca, açaí, pimenta e hortaliças. Além de prover a alimentação da família, a agricultura é sua fonte de renda. Para ele, o título de terra é um sonho realizado, que abrirá portas para investir no aumento da produção. “Agora mudou tudo. A minha terra valorizou e vai melhorar. Vou trabalhar ainda mais, melhorar minha produção, plantar mais e, se conseguir, colocar uma irrigação”, contou o produtor sobre suas perspectivas.

Raimundo Pereira, morador da comunidade Bom Jesus, com o título vê um novo horizonte para melhorar a produçãoO governador Helder Barbalho, durante a visita à comunidade Balalaica, também anunciou obras de infraestrutura para a região, principalmente a pavimentação da Rodovia PA-256, que interliga a Vila Canaã ao município de Tailândia, na região sudeste, passando pelo município de Tomé-Açu, dentro das ações do Programa Asfalto por Todo o Pará.