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TRANSPORTES

Reconstrução da cabeceira da ponte em Tomé Açu inclui estrutura complementar de 30 metros

Ponte sofreu rompimento no último dia 31 de julho

Por Kátia Aguiar (COHAB)
12/08/2020 12h09

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), concluiu, na terça-feira (11), os estudos do solo na área da ponte Acará-Miri, em Tomé-Açu, no nordeste do Pará, que sofreu rompimento no último dia 31 de julho. No laudo técnico foi detectado que será necessário a instalação de uma ponte complementar de trinta metros, com estrutura independente e viga metálica. Haverá ainda o reforço de estacas raiz devido a instabilidade do aterro e a existência de uma camada de dez metros de solo mole.

“Estamos dando total agilidade a reconstrução da cabeceira da ponte. Imediatamente após o laudo do solo, começamos a confecção das armaduras das estacas raiz para perfurar o solo ainda nesta quarta-feira (12), e liberar o mais rápido possível o tráfego no local”, detalhou Pádua Andrade, titular da Setran. 

A Secretaria de Transportes também continua com as obras de reconstrução das duas pontes de madeira na vicinal Mariquita, em Vila Socorro, sem interrupção do tráfego de veículos.

A ponte maior de quase 100 metros será 80% recuperada, e a menor totalmente substituída. A partir desta quarta-feira, a Setran inicia a terraplanagem dos pontos críticos da via, que tem 60 km, e permite o acesso à sede municipal de Tomé-Açu passando pelo distrito de Quatro Bocas.

Traslado - No período que a ponte Acará-Miri estiver em obras, a Setran disponibilizou o serviço de traslado por meio de uma balsa, que opera das 6h às 18h. Os locais de saída são: veículos pesado e leve (lado Concórdia do Pará) – Rondisbel e lado Tomé-Açu, para veículos pequenos “Porto da Balsa”.