Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUL DO PARÁ

Educação: governo do Estado entrega escola técnica de Santana do Araguaia

Além da unidade de ensino, governador Helder Barbalho entregou auxílios habitacionais do programa Sua Casa para 50 famílias da cidade

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
13/08/2020 19h09

Escola de Ensino Técnico (Eetepa) de Santana do Araguaia tem capacidade para atender 1.440 alunos“Essa escola representa para mim a realização de um sonho que eu nunca pensei que um dia fosse se tornar realidade. Hoje entrar nesse espaço e ver o tamanho dessa estrutura dentro do nosso município é para se emocionar”, disse o jovem Gabriel Oliveira, durante o ato de entrega da Escola de Ensino Técnico (Eetepa) de Santana do Araguaia, no sul do Pará.

Com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, a escola, que teve suas obras retomadas no ano passado, foi entregue à população da cidade na tarde desta quinta-feira (13).

“Hoje estou realizando um desejo de muito tempo, entregando essa escola fantástica para o povo de Santana do Araguaia. Acompanhei esta obra parada, abandonada, e hoje, passado um ano e meio de governo, estou aqui para dizer que a escola Tecnológica está pronta e entregue ao município. Acima de tudo, estamos renovando o compromisso com Santana do Araguaia, que possamos trabalhar cada vez mais para que esse município possa crescer e se desenvolver, e olhar pela educação é resgatar compromissos. Fazer obras de infraestrutura faz com que Santana viva um novo momento” - governador do Estado, Helder Barbalho.

Além do governador Helder Barbalho, a cerimônia de entrega contou com a presença de secretários de Estado e autoridades locaisA unidade de ensino vai oferecer cursos profissionalizantes voltados para a vocação socioeconômica da região. O espaço é composto por 12 salas de aula, auditório, laboratórios de informática, laboratórios especiais, biblioteca, anfiteatro, quadra esportiva coberta, bicicletário e motário.

No bloco de vivência, os alunos vão dispor de área de recreio coberta, cozinha, despensa, despensa fria, vestiários, cantina, dentre outros espaços.

Além do governador, também estiveram presentes na cerimônia de entrega a secretária de Estado de Educação, Elieth Braga; o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Carlos Maneschy; o presidente do Banpará, Braselino Assunção; o presidente da Companhia de Habitação do Estado do Pará, Adler Silveira; e o deputado estadual, Alex Santiago.

“A conclusão desta obra significa a renovação da vida das pessoas. Uma escola como essa tem que ser abraçada pela comunidade, peço para que a população cuide deste espaço, pois ele significa transformação, educação e novas oportunidades. Essa escola tem toda estrutura, é um local diferenciado. Quero dizer que o governador Helder me deu como missão a conclusão desta obra, ele tem um carinho muito especial por este município. A educação é prioridade nesta gestão, por isso, parabenizo o governo do Estado por concluir o que estava esquecido” - Elieth Braga, secretária de Educação do Pará.

Titular da Seduc, Elieth BragaA estrutura física do prédio também conta com um bloco administrativo, que possui sala dos professores, sala de multimídia dos professores, diretoria, coordenação pedagógica, coordenação de estágio, sala de reprografia, almoxarifado, secretaria, auditório e banheiros.

A princípio, quando as aulas presenciais retomarem, o prédio será utilizado para atender os alunos da Escola Estadual Jorceli Sillva Sestari, que está passando por obras e tem previsão de ser entregue nos próximos meses. Nesse tempo, será elaborado o projeto pedagógico da escola tecnológica, inclusive ouvindo o município.

Aldenora de Carvalho, diretora da Eetepa, agradeceu a conclusão das obras que estavam paradas“Para mim foi muito gratificante acompanhar a conclusão dessa obra, foi uma responsabilidade muito boa, é algo que acrescentou na minha vida dentro da educação. Já trabalho há mais de 40 anos na área em Santana do Araguaia. Esta escola apareceu como uma benção, pois agora teremos um local maravilhoso para os alunos, eles vão ficar bem acomodados até a entrega da nossa Escola Jorceli e será muito melhor para o aprendizado deles. Eu agradeço imensamente ao nosso governador por ter permitido estarmos aqui. Os jovens de Santana do Araguaia há tempos lutam por outros cursos e mais opções, eles estão muito gratos e ansiosos pelas novas oportunidades que chegam juntamente com essa escola”, contou a diretora da Escola Estadual Jorceli Sillva Sestari, Aldenora de Carvalho.

A unidade possui capacidade para atender 1.440 alunos, que terão a oportunidade de se prepararem para o mercado de trabalho de acordo com a demanda da sua localidade.

“Esse é o um momento singular na história do município. Como professor, estou honrado por estar inaugurando uma escola. Para mim, é a cerimônia mais importante que acontece em qualquer cidade, pois é na escola que cultuamos o que é mais valoroso para o ser humano: o saber. Construir aqui uma escola profissional significa um novo tempo para esse município, pois precisamos capacitar e dar oportunidade aos jovens que aqui residem, eles precisam de opções para trabalhar e ter renda e emprego” - Carlos Maneschy, secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica.

Carlos Maneschy, secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica“Este é o cenário, nessa escola vamos olhar com importância e cuidado para o interesse do município. Queremos saber da população quais as necessidades, quais cursos eles querem, vamos em busca de alcançar o interesse da comunidade. Esse é o tempo de novas oportunidades no município. O compromisso do governador com a educação é claro e o nosso trabalho é para alcançar os melhores indicadores na educação do Estado”, completou o titular da Sectet.

O prefeito explicou que a região é muito próspera e essa oportunidade de profissionalizar os jovens acrescenta no potencial de Santana do Araguaia. “A entrega dessa escola é muito importante para nossa cidade, para o nosso jovem. Hoje, recebemos uma das maiores escolas estaduais do Pará. Isso nos orgulha muito, só engrandece o nosso município e garante oportunidade para todos, aos nossos alunos e aos pais deles. Agradeço ao governador, pois tenho 40 anos de Santana do Araguaia e nunca um Governo investiu tanto em nosso município”, pontuou o prefeito do município, Zé do Quinca.

Movimento Educa Pará

No início do ano passado, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) criou o movimento Educa Pará: todos juntos pela garantia de aprender. O programa busca a construção de laços colaborativos entre estado, municípios, gestores públicos e educadores, para implementar no Pará a Agenda da Aprendizagem.

O Educa Pará tem se materializado de três formas e uma delas é na infraestrutura. Essa é 37° escola que o governo do Estado entregou. São unidades de ensino reformadas, ampliadas ou reconstruídas.

Morador de Santana do Araguaia, o jovem Gabriel Oliveira falou da felicidade em receber a nova escola“Eu não consigo descrever com palavras a importância dessa obra para nossa cidade. Andar nesses corredores, entrar nas salas, me fez ter vontade de voltar a estudar. Espero que logo eu possa voltar como aluno, para desfrutar de tudo que estará disponível e aprender bastante dentro desse espaço que foi construído para a população de Santana. Assim que essa escola foi anunciada, foi algo que nos deu uma esperança de tempos melhores para nós, jovens, mas logo depois a obra foi paralisada e nós passávamos aqui na frente e só dava tristeza, tudo ficou abandonado. Ano passado, a obra foi retomada, e hoje estou aqui para aplaudir de pé. O governo do Estado está de parabéns e estou muito grato”, acrescentou Gabriel Oliveira.

Durante a agenda de trabalho, o governador entregou ainda benefícios do programa Sua Casa para 50 famílias da cidadeAuxílio habitacional

Durante a agenda em Santana do Araguaia, o governo do Estado entregou para auxílio habitacional para 50 famílias, por meio do programa Sua Casa. Gerenciado pela Cohab, o benefício assegurou mais de R$ 405 mil para a construção e reforma de casas.

"Criado na gestão do governador Helder, o Sua Casa garante dois auxílios importantes: o primeiro voltado para compra de material de construção civil e o segundo para o pagamento da mão-de-obra. Desta forma, garantimos o cumprimento da promessa de campanha de levar melhoria aos lares paraenses, principalmente, de quem não conseguia construir tendo apenas o material" - Adler Silveira, presidente da Cohab.

Asfalto por Todo Pará

Outro investimento do Governo do Estado no município de Santana do Araguaia é o programa “Asfalto Por Todo Pará”. Cerca de 3 km de pavimentação asfáltica e drenagem superficial estão sendo executados na cidade.