Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Profissionais de saúde devem notificar casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica

Sespa alerta que ainda não está confirmada a relação da síndrome com a Covid-19, mas a OMS investiga possíveis casos em crianças e adolescentes

Por Roberta Vilanova (SESPA)
14/08/2020 14h10

Sespa disponibilizou o link para a notificação técnica de casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P)Já está disponível no portal da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) o link para a notificação de casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), possivelmente relacionada à Covid-19.

A Sespa informa que a notificação foi estabelecida pelo Ministério da Saúde com o objetivo de identificar, investigar e monitorar todos os casos de SIM-P no país, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de Saúde.

Ainda não está confirmada a relação da síndrome com a Covid-19, entretanto a Organização Mundial de Saúde (OMS), em conjunto com diversos países, vem acompanhando e investigando possíveis casos em crianças e adolescentes.

No Brasil, a maioria dos casos relatados apresentou exames laboratoriais que indicou infecção atual ou recente de Covid-19 por biologia molecular ou sorologia, ou vínculo epidemiológico com caso confirmado de Covid-19. É importante ressaltar, no entanto, que essas ocorrências foram raras, até o momento, frente ao grande número de casos com boa evolução da doença entre crianças e adolescentes.

Segundo a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Daniele Nunes, a Sespa está elaborando os protocolos de preparação para o enfrentamento dessa situação. Uma  webconferência foi realizada com profissionais de saúde dos hospitais regionais, centros regionais de Saúde e secretarias municipais de Saúde, para alertar a todos sobre a identificação de casos e manejo em tempo oportuno.

Daniele Nunes também informou que foi estabelecido um Grupo de Trabalho (GT) para tratar do tema, com representantes da Diretoria de Vigilância em Saúde, Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde (DPAIS) e Regulação para definir um Plano de Enfrentamento à SIM-P.

“Também solicitamos à Universidade do Estado do Pará, que está fazendo uma pesquisa de Covid-19, a realização de testes rápidos em crianças, para verificar a incidência desses casos em nosso estado, e está em fase de elaboração uma Nota Técnica Estadual sobre os fluxos de vigilância e notificação de casos e SIM-P”, informou a epidemiologista.

Conforme Daniele Nunes, o Pará tem quatro casos notificados no sistema oficial (RedCap), sendo 1 caso suspeito em Alenquer, 1 em Belém e 1 em Xinguara. “Todos os casos necessitaram de internação hospitalar, inclusive de suporte de UTI. Os que receberam alta estão sob monitoramento dos municípios”.

A recomendação aos pais e responsáveis é que, em casos de febre alta por até três dias, levem a criança ou jovem ao serviço de saúde e mantenham as medidas preventivas contra a Covid-19, usando máscaras, higienizando as mãos e evitando aglomerações.

SINAIS E SINTOMAS DA SIM-P

A definição de caso preliminar de SIM-P foi adaptada pelo Ministério da Saúde, com base na definição de caso da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas)/OMS e validada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Cardiologia e Instituto Evandro Chagas (IEC).

Os principais sinais e sintomas da SIM-P são febre alta (mínimo de 38ºC) e persistente por mais de três dias, conjuntivite não purulenta, erupção cutânea bilateral ou sinais de inflamação mucocutânea (oral, mãos ou pés), hipotensão arterial (pressão baixa) ou choque, manifestações de disfunção miocárdica, pericardite, valvulite ou anormalidades coronárias, diarreia, vômito ou dor abdominal.

SERVIÇO

A notificação de casos de SIM-P podem ser feitas pelo link a seguir:  FICHA DE NOTIFICAÇÃO DE SIM-P