Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Vila de Curuçambaba, em Cametá, é contemplada no pacote de obras do Governo do Estado

Por Kátia Aguiar (COHAB)
14/08/2020 17h18

O Governo do Estado, por  meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) abrirá, ainda este mês, processo de licitação para pavimentar 19 quilômetros da PA-467, via que dá  acesso a vila de Curuçambaba, em Cametá, na região do Tocantins. O projeto para pavimentação da via está orçado em R$ 27 milhões e faz parte do pacote de obras planejado para 2020.

“Curuçambaba foi incluída como prioritária pelo governador Helder Barbalho no pacote de obras pois a Vila é um dos polos do Tocantins produtores de açaí, e a obra ajudará no escoamento da produção local, projetando ainda mais a região que hoje é a maior produtora do fruto do Brasil”, detalha Pádua Andrade, secretário de transportes.

A pavimentação da PM-467 também irá incentivar o turismo na sua área, que tem praias e igarapés com águas geladas. As melhorias para os moradores da localidade iniciaram em 2019  pelo Governo do Estado. A Setran construiu quatro pontes em concreto armado na PA-467, no trecho ente a PA-151 e o distrito de Curuçambaba, no município de Cametá.

A obra fez a substituição das pontes de madeira por concreto nos seguintes rios: igarapés Icaraçaua, Laranjal, Bacuri e o rio Caji. O investimento foi  superior a R$ 3 milhões, e garantiu 125 metros de pista de rolamento sobre cursos d’águas, que dão mais segurança e trafegabilidade aos moradores locais e ao transporte de cargas. A PA-467 dá acesso aos municípios de Cametá  a Igarapé- Miri.

Mais obras - Além da pavimentação da via de Curuçambaba, o Governo do Estado tem ainda planejado para a região Tocantina a pavimentação da PA-407, a chamada Vicinal do Açaí, cujo aviso de licitação já foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Está destinado ainda para a PA-407 a instalação de uma balança de fiscalização de peso de veículos; haverá ainda a substituição de quatro pontes de madeira por concreto.

Com recursos exclusivos do Tesouro estadual, serão feitos ainda, na região Tocantina, a pavimentação da PA-483, conservação e manutenção da PA-151, restauração da PA-422 e a recuperação de iluminação nas pontes sobre os rios: Capim, Igarapé-Miri, Moju Cidade, Guamá, Acará  e União. A Setran também  fará licitação para garantir a manutenção e conservação de toda a malha estradal dos 4º e 8º Núcleos Regionais de abrangência da região do Tocantins.