Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXAMES E VACINAS

Policlínica Itinerante continua funcionando em três bairros atendidos pelo TerPaz

Na Cabanagem e no Jurunas prossegue atendimento até o final do mês. Já na Terra Firme, as ações serão realizadas até 16) de agosto.

Por Paulo Garcia (SETRAN)
14/08/2020 18h14

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), continua as estratégias de combate à Covid-19. Desde o início de agosto foram instalados dois pontos fixos da Policlínica Itinerante nos bairros Cabanagem e Jurunas, em Belém, atendidos pelo programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz). A ação visa atender pacientes com sintomas leves e moderados da doença.

A ação será ampliada para outros bairros do TerPaz. É o caso da Terra Firme, que iniciou o atendimento na última quarta-feira (12). “A população, agora, conta com os serviços da Policlínica Itinerante em três bairros atendidos pelo TerPaz. Percebemos que a procura tem sido grande, principalmente na Terra Firme, que iniciou esta semana. Amanhã também vamos oferecer, além das ações do combate à Covid-19, atendimento especializado com clínico geral, pediatra e ginecologista, além das vacinas contra Influenza e a Tríplice Viral, e testes de IST (Infecção Sexualmente Transmissível), sífilis e hepatites aos moradores da Terra Firme”, informou Alessandra Amaral, coordenadora da Policlínica Itinerante.

Ainda segundo a coordenadora, o trabalho descentralizado da Policlínica Itinerante está sendo fundamental no tratamento da Covid-19. “É um serviço de extrema importância para garantir o atendimento aos casos leves e moderados, nos permitindo evitar o agravamento dos casos”, ressaltou.Atendimento da Policlínica Itinerante para moradores do bairro da Terra Firme

É o caso de Maria Damião de Sousa, 66 anos, que compareceu ao atendimento na Terra Firme por se sentir indisposta. “Estou muito cansada e com coriza. Soube da ação por familiares e aproveitei para me consultar”, disse Maria Damião, que aprovou o atendimento. “Fui bem acolhida, tanto pela parte da triagem como pelos médicos que me atenderam. Vamos ter fé que esse tempo ruim vai passar”, disse ela.

Funcionamento – Os pacientes passam por triagem e, após a avaliação com enfermeiros, são encaminhados para consulta com os médicos que, dependendo de cada caso, solicitam o exame PCR para detectar a presença do vírus no organismo do paciente, exames laboratoriais e de imagem, com resultado disponível em pouco tempo.

O próximo bairro atendido pelo TerPaz a receber as ações da Policlínica Itinerante será Nova União, em Marituba, município da Região Metropolitana de Belém. As ações serão iniciadas em 19 de agosto.

O atendimento da Policlínica Itinerante é realizado todos os dias, das 8 às 16h30. 

Locais:

- TerPaz Cabanagem: Escola José Valente Ribeiro, na Estrada do Benjamin, s/n, e TerPaz Jurunas: Escola Camilo Salgado, na Avenida Roberto Camelier, 823. Nos dois locais o atendimento prossegue até 31 de agosto.

TerPaz Terra Firme: ações realizadas até o próximo domingo (16), no Polo ParáPaz, no Campus III da Universidade Federal do Pará (UFPA), localizado na Avenida Tucunduba, nº 01.

A lista completa de outras regiões atendidas pela Policlínica Itinerante clique aqui. (link da Sespa: http://www.saude.pa.gov.br/eventos/m%c3%aas/)