Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Projeto Bombeiros da Vida incentiva aleitamento materno

Iniciativa contribui para a doação de leite materno e de recipientes para o armazenamento do leite no Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia

Por Giovanna Abreu (SECOM)
17/08/2020 12h58

Wendy Picanço se cadastrou no Projeto Bombeiros da Vida em 2018, e retomou a doação com o nascimento do seu segundo bebêUm ato de empatia e amor. É dessa forma que a doadora do Projeto Bombeiros da Vida, Wendy Picanço, identifica as doações para o Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa de Misericórdia. “Me coloco no lugar de outras mães que possuem alguma dificuldade, estão com os bebês internados e não podem amamentar. Sei como é satisfatório poder nutrir os nossos filhos. É muito gratificante participar dessa rede de apoio e poder salvar vidas, mesmo sem conhecer quem vai receber a doação”.

A doadora Wendy Picanço se cadastrou no Projeto Bombeiros da Vida em 2018, após o nascimento da sua primeira filha e, atualmente, com o nascimento segundo filho, ela retomou as doações de leite materno.

O Projeto é parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Fundação Santa Casa de Misericórdia para atender o Banco de Leite da Fundação. O trabalho integrado completou 18 anos no início deste ano e é fundamental para salvar a vida de bebês internados na UTI Neonatal da unidade. 

Há 18 anos, a parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Fundação Santa Casa salvar a vida de bebês na UTI Neonatal Coordenadora do Projeto Bombeiros da Vida, Cabo Carlena Figueiredo explica que “o leite materno é o alimento mais saudável, rico em proteínas e minerais, para garantir a adequada nutrição do bebê, por isso, é recomendado, se possível, que o alimento seja exclusivo durante os seis primeiros meses de vida. Com o leite materno, diminuímos os riscos da criança desenvolver alergias, doenças infecto contagiosas, infecto respiratórias”.

A Lei Federal nº 13.435, de 12 de abril de 2017, instituiu agosto como o mês de incentivo, proteção e apoio ao aleitamento materno. O mês, inclusive, passou a chamar Agosto Dourado porque o leite materno é o alimento de ouro para a saúde do bebê, como definiu a Organização Mundial de Saúde, devido aos nutrientes e ação imunológica.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, por meio do Projeto Bombeiros da Vida, incentiva, permanentemente, tanto a doação de leite materno quanto a arrecadação de frascos de vidros utilizados no armazenamento do conteúdo.

Neste agosto de 2020, a campanha alusiva à Semana Mundial do Aleitamento Materno traz o tema “Apoiar o Aleitamento Materno para um Mundo mais Sustentável”.

“Qualquer pessoa pode participar do Projeto. O nosso trabalho inclui as mães que fazem as doações do leite humano, mas também qualquer outra pessoa que possa fazer as doações de frascos para o armazenamento desse conteúdo. Um complementa o outro. Nosso projeto não existe sem os nossos doadores”, afirma a Cabo Carlena Figueiredo.  

Vidros como os de café soluvel são ideais para armazenar o leiteEla chama a atenção para os tipos de recipientes ideais para o acondicionamento do leite, por evitar contaminações e conservar os nutrientes. “Nós pedimos a doação de qualquer tipo de frasco de vidro com a tampa de plástico rosqueável, de preferência os recipientes de café solúvel ou maionese, de 150 a 300 ml, que muitas vezes acabam no lixo”.

O serviço de coleta domiciliar pode ser acionado, a partir da doação de cinco unidades de armazenamento. A doação desses materiais, ressaltou a coordenadora do projeto, também é um incentivo à reciclagem.

"Esses vidros passam por um processamento de qualidade para verificar a resistência e, também, são esterilizados. As doações são essenciais para as nossas ações”, frisou Carlena.

Em julho, passado, o Projeto Bombeiros da Vida coletou 172 litros de leite humano e recebeu 200 frascos de vidros, o que, em média, auxilia na alimentação de 200 a 230 crianças internadas. 

As equipes do Projeto realizam visitas semanalmente às doadoras de leite, onde entregam um kit já identificado com os materiais utilizados na coleta.

“Não tive dificuldade nenhuma com o atendimento, sempre atenciosos, os profissionais do Projeto vêm em casa buscar os frascos cheios (de leite materno) e já deixam os kits para a próxima semana. Sempre me dão orientações de armazenamento e informativos”, comentou a doadora Wendy Picanço.

SERVIÇO

O cadastro das mães doadoras de leite pode ser feito através do site da corporação, por meio do ícone “Cadastro de doadores”. (clique aqui). 

Para mais informações e agendamento da coleta domiciliar, os doadores de recipientes de armazenamento podem ligar para os números: (91) 4009-0375 e 4009-2212.

A doação dos frascos também podem ser feitas presencialmente nos seguintes quartéis do Corpo de Bombeiros: 

*BELÉM

- Quartel do Comando Geral do CBMPA, Av. Júlio César, 3000 – Val-de-Cans. 

- 1º GBM, Tv. Padre Eutiquio, N° 2806, Cremação. 

- 21º GBM, Rua João Diogo, N°236, Cidade Velha. 

- 26º GBM, Rua 8 de Maio,S/N° Antiga Frimapa. 

*MOSQUEIRO

- 20º GBM, Av. Beira Mar, S/N°, Prainha. 

*ANANINDEUA

- 3º GBM, Conj. Cidade Nova VI, Av.SN 24.

*MARITUBA 

- 25º GBM, Rod. BR316, Km13, S/N°. 

*CASTANHAL

- 2º GBM, Tv. Floriano Peixoto, N°1716, Pirapora.