Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AMAMENTAÇÃO

Gestantes da Santa Casa participam de evento sobre o Agosto Dourado

Programação especial foi voltadas paras as mães que trabalham na instituição e atendidas no ambulatório de gravidez de risco

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
19/08/2020 14h06

Palestras e dicas importantes foram dadas às parturientes, que também participaram de dinâmicasA Santa Casa promoveu, nesta quarta-feira (19), uma programação especial do Agosto Dourado, voltada às mães grávidas que trabalham na instituição e as atendidas no ambulatório de gravidez de risco. Palestras e dicas importantes foram dadas às parturientes, que participaram ainda de dinâmicas sobre a amamentação e doação no contexto da pandemia da covid-19.

Marineide Rodrigues Freitas, do município de Cametá, atendida no ambulatório de gravidez de risco da Santa Casa, está grávida de três meses. “Estou fazendo todos os exames e tendo o acompanhamento mensal. Esse evento aqui tirou algumas dúvidas. É a minha terceira gravidez e na primeira eu não conseguia tirar o leite, e agora estou aprendendo a técnica de como retirar esse leite excedente que nós produzimos”, contou.

Nathalia Aguiar, grávida de seis meses de seu primeiro filho, é médica e servidora da Santa Casa. Ela acredita que as orientações que estão sendo repassadas são muito importantes para o dia a dia de uma mãe e bebê. “Estou gostando muito, coisas que realmente a gente não sabe e que vão fazer toda a diferença na hora da gente fazer a amamentação e até para doar leite depois, para o banco da Santa Casa”.

A amamentação em mães com covid-19 foi um dos assuntos abordados“O que foi passado aqui é que mesmo as mãezinhas portadoras de covid-19 podem doar o leite materno, podem amamentar, desde que tenham a orientação para proteção de mãe e do bebê. Desde que tenham autorização clínica do médico”, destacou Nathalia sobre o evento.

Para a nutricionista Vanda Marvão, da coordenação do Banco de Leite Humano da Santa Casa, o Agosto Dourado é um mês de destaque por conta da conscientização sobre a importância da amamentação e da doação de leite materno. Em sua explanação, Vanda disse que as gestantes podem contar com a Sala de Apoio do Banco de Leite, na coleta interna, além do apoio do projeto Bombeiros da Vida, na coleta externa. 

A nutricionista destacou que o Banco de Leite da Santa Casa é parceiro no trato com o leite humano com o Hospital de Clínica, Beneficente Portuguesa, Hospital da Ordem Terceira e Maternidade Saúde da Criança, em Belém.