Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo entrega Unidade Regional do Centro de Perícias Científicas de Marabá

Por Alexandre Cunha (Pol. Científica)
20/08/2020 16h48

O Governo do Estado fez, na tarde desta quinta-feira (20), a entrega da Unidade Regional do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves de Marabá, que atende 35 municípios da região sudeste do Estado. O ato contou com a participação do governador Helder Barbalho, entre outras autoridades, onde foi apresentado o prédio totalmente reconstruído que indica o compromisso do governo em valorizar os servidores, assim como prestar um bom serviço à população por meio da perícia criminal.

Diante da relevância da perícia criminal para a justiça e a sociedade, o governador Helder Barbalho destacou a importância da reconstrução da Unidade Regional de Marabá aos servidores.

"A perícia criminal foi determinante em casos de repercussão como a queda da ponte do Moju, as mortes no Guamá, entre outros crimes. É nosso dever promover melhores condições aos peritos criminais por meio dessa Unidade que atende 35 municípios dessa região", destacou Helder Barbalho. 

Governador conhece a nova estrutura do CPC que ajudará a melhorar o trabalho da perícia científicaA reconstrução envolveu toda a estrutura da Unidade Regional de Marabá, sobretudo as áreas dos Institutos Médico Legal (IML) e Criminalística (IC). A sala de necropsia, por exemplo, foi readequada com a implantação do espaço para desinfecção das mesas e o plano de tratamento de efluentes biológicos e construção de esgoto para descarte  dos resíduos líquidos, que antes eram despejados em via pública, que cumprem as normas relativas à biossegurança de acordo com as leis municipal, estadual e federal.

Além disso, todos os laboratórios foram readequados com sistema de energia para armazenamento de material biológico, assim como as salas de balística, que agora possui um novo estande de tiro para perícia de armas e salas para armazenamento seguro dos armamentos periciados, material explosivo e entorpecentes.

A reconstrução envolveu também toda a estrutura física para acolhimento dos usuários da Unidade Regional do CPCRC de Marabá, em especial a inclusão de uma rampa que garante a acessibilidade de pessoas deficientes físicas ao interior do prédio, entre outras coisas.

Para o diretor geral do CPCRC Celso Mascarenhas, a reconstrução da unidade de Marabá indica o compromisso do governo com a perícia criminal, sobretudo diante das condições precárias que a atual gestão havia recebido o prédio. "A unidade estava em condições insalubres em todos os setores. Agora, temos uma unidade totalmente reconstruída fato que nunca tinha acontecido, um sinal de como a perícia criminal está sendo valorizada", disse Celso Mascarenhas. 

O mesmo reconhecimento à perícia criminal foi feito pelo secretário de segurança Ualame Machado. "Uma nova unidade aos peritos dessa região, que atendem 35 municípios com participação ativa na produção de laudos que ajudam a segurança a combater a violência nessas localidades é ideal para que continuem colaborando para isso", concluiu Ualame Machado. 

Durante a agenda em Marabá, o governador do Pará esteve acompanhado dos Deputados Estaduais Fábio Freitas e Chamonzinho; do secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, do Secretário de Integração Regional do Sul e Sudeste João Chamon e do presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) Adler Silveira.

"A unidade de Marabá atende também as delegacias e ao poder judiciário da região. Além da reforma e ampliação é o povo que está sendo agraciado com as melhorias", pontua o deputado estadual Fábio Freitas.