Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Estado abre as propostas técnicas das candidatas a organizadoras dos concursos da PM e da PC

Juntos, os dois certames vão oferecer o total de 3,9 mil vagas no serviço público estadual

Por Carol Menezes (SECOM)
21/08/2020 14h48

Novo concurso público vai assegurar mais de 2,4 mil vagas para jovens interessados em ingressar na carreira policial militarA Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) iniciou, nesta quinta (20), a 2ª fase da Concorrência Nº 01 e 02/2019 das propostas, técnica e preço para a escolha da banca organizadora dos concursos das polícias Civil e Militar do Pará. Os dois certames oferecerão, no total, 3,9 mil vagas no serviço público estadual.

De acordo com Íris Miranda, presidente da Comissão de Licitação, após a abertura dos envelopes de Proposta Técnica e de preços das empresas habilitadas, os documentos foram rubricados pelos membros da Comissão e pelos representantes presentes.

O resultado da análise será publicado no Diário Oficial do Estado do Pará, nos termos do Edital de Concorrência Pública nº 001/2019, momento em que será aberto prazo para possíveis recursos por parte das demais empresas que concorreram e não foram selecionadas.

A sessão foi realizada na sede da Secretaria de Planejamento, na Travessa do Chaco, 2350, bairro do Marco, em Belém, e transmitida pelo canal oficial da Seplad no Instagram. A íntegra da ata da sessão encontra-se disponível no portal http://www.compraspara.pa.gov.br/.

A secretária adjunta de Modernização e Gestão Administrativa, Josynélia Raiol, antecipa que a expectativa é de que esse processo seja concluído no prazo mínimo de cinco dias. "Esta é a fase em que analisamos qual a melhor proposta e a mais viável para o Estado, e estamos unindo esforços para manter o ritmo acelerado. Queremos realizar os concursos ainda este ano", assegura.

A escolha da banca de um concurso é um dos momentos mais esperados pelos concurseiros, pois é a partir disso que eles direcionam a linha de estudo.

O comandante-geral da Polícia Militar, Cel. Dilson Júnior, conta que a ansiedade toma conta também da própria corporação. "Aguardamos ansiosos pela definição que permitirá abrir mais de 2,4 mil vagas para jovens interessados em ingressar na carreira. Esperamos ter o edital publicado até o fim deste ano, para que em 2021 possamos qualificar e preparar os novos oficiais e praças que farão parte da PM". 

As expectativas também não são diferentes na PC. "Hoje temos um efetivo muito abaixo do esperado, fazendo com que muitos agentes tirem plantões extras e pessoas que trabalham em outras áreas acabam sendo deslocadas para reforçar as equipe. Para se ter uma ideia, na operação mais recente que fizemos, a Lua Nova, tivemos de pedir reforços do interior do Estado. Daí a enorme importância do concurso público. Sem contar que, todos os anos, um percentual considerável se aposenta. São duas instituições que precisam de reposição frequente", justifica a delegada responsável pela Academia de Polícia Civil, Karina Figueiredo.

MAIS CONCURSOS PÚBLICOS

O ingresso de pessoal no serviço público mediante concurso é priorizado pelo Governo do Pará. Desde o início da gestão, em 2019, já foram realizados quatro certames e nomeados mais de 3.200 novos servidores aprovados em outros oito concursos. 

A Seplad lançou no dia 14 deste mês de agosto, também, em Diário Oficial, o edital de licitação para a escolha da banca organizadora do concurso público da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O certame quer preencher o quantitativo de 1.646 vagas para o cargo de Agente Penitenciário.

As oportunidades serão para o nível médio, e as provas serão realizadas de forma descentralizada, pois além de Belém, ocorrerão também em Castanhal, Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira.

Outros editais estão previstos para a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e Hospital Ophir Loyola; Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Universidade do Estado do Pará (Uepa).

NOMEAÇÕES

Em um ano e meio, o Governo do Estado já nomeou mais de 3.200 aprovados nos concursos da Seduc; Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev); Agência de Regulação e Controle dos Serviços do Pará (Arcon); Seap; Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará); Secretaria de Estado de Comunicação (Secom); Seplad e Fundação Carlos Gomes. Foram 2.519 nomeados em 2019 e 671 em 2020.