Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRO

Estações de reprodução mantidas pela Sedap alcançaram 1,5 milhão de alevinos distribuídos

Resultado só foi possível graças aos investimentos que o governo do Estado vem realizando nas Uagros de Terra Alta e Santarém

Por Camila Botelho (SEDAP)
24/08/2020 13h45

Peixes foram entregues aos municípios das regiões de integração do Guamá, Baixo Tocantins e TapajósUm dos principais compromissos da atual gestão do Governo do Pará está sendo cumprido: investimento no setor de aquicultura. As estações de reprodução instaladas nas Unidades Agrícolas (Uagros) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) de Santarém e Terra Alta atingiram a marca de 1,5 milhão de alevinos distribuídos nos municípios das regiões de integração do Guamá, Baixo Tocantins e Tapajós.

Esse número é contabilizado desde abril do ano passado, quando ocorreram as primeiras entregas pela estação Santa Rosa, em Santarém, até julho deste ano. Mais de 600 piscicultores foram beneficiados.

A revitalização física e os investimentos nas condições de reprodução das espécies, como tambaqui e tabatinga, foram fundamentais para os resultados positivos, como avaliou o titular da Sedap, Hugo Suenaga. A meta do governo do Estado é distribuir, nos próximos três anos, 10 milhões de alevinos. “Somente este semestre, já distribuímos mais de um milhão: em Santarém, foram 840 mil alevinos distribuídos e, em Terra Alta, mais 500 mil. Somando com os números do ano passado, passamos um pouco mais de 1,5 milhão”, analisou Suenaga.

O secretário anunciou a instalação de mais quatro centros de alevinagem (mini estações) no Estado em pontos estratégicos “para que possamos cada vez mais fornecer uma proteína e alevinos da melhor qualidade para os produtores". "Um deve ficar em Redenção e outro em Marabá, no sul do Pará. Os outros dois vão ficar no Marajó, um em Breves, onde nós já temos o projeto todo estruturado, e outro em Salvaterra, na região da nossa Uagro”, adiantou o secretário.

O governador Helder Barbalho, destacou Suenaga, colocou a aquicultura como uma das principais cadeias produtivas a ser desenvolvida no Pará. “Uma das estratégias é o fortalecimento das duas estações existentes no Estado. Ano passado, o governador teve a oportunidade de visitar e ficou sensibilizado com a situação desses espaços, e nos pediu para que os recuperássemos da melhor forma possível. Nós elaboramos uma estratégia de reestruturação e dividimos em quatro etapas”, explicou.

Suenaga Lembrou que a de Terra Alta não tinha nem matrizes para que pudesse iniciar o processo de reprodução, ao contrário de Santa Rosa, que contava com algumas. “Nós recebemos essas matrizes meio que debilitadas e tivemos que fazer um trabalho de reabilitação delas para que a gente conseguisse produzir em tempo hábil”.

Com os investimentos no setor, o esperado é a produção em torno de 3 a 4 milhões de alevinos por ano, segundo previu o secretário.  

Mais de 600 produtores foram beneficiados com a açãoMunicípios – O coordenador regional da Sedap no município de Santarém, Alisson Castro, informou que a estação Santa Rosa atendeu 15 municípios do Tapajós e do Baixo Tocantins com a distribuição de tambaqui e tambatinga: Alenquer, Almerim, Aveiro, Belterra, Itaituba, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Rurópolis, Santarém, Terra Alta, Trairão e Uruará. O número de produtores beneficiados também deu um grande salto: de 188 em 2019 para 480 somente este ano.

“Conseguimos atender um número cada vez maior de municípios. Desde que o governo Helder assumiu, já impulsionamos para ser entregues mais de um milhão de alevinos, beneficiando mais de 600 produtores”, destacou. 

Em Terra Alta, segundo repassou a coordenação da regional da Sedap em Castanhal, a quantidade de alevinos distribuídos nos seis primeiros meses do ano foi de 500 mil para os municípios de Igarapé-Açu, Vigia, Marapanim, Curuçá, Colares, Santo Antônio do Tauá, Castanhal, São Francisco do Pará, Maracanã, Santa Izabel do Pará, Bragança, Terra Alta, Benevides, São Domingos do Capim, Breves, Marituba, Inhangapi e Capanema. 

O coordenador de Aquicultura da Sedap, Alan Pragana, lembrou que, antes da recuperação do espaço em Terra Alta, as atividades praticamente estavam paralisadas. “Ano passado, foi feito todo um trabalho de revitalização e, no final do ano, começamos o processo reprodutivo. O resultado não poderia ser melhor, estamos atendendo diversos produtores e garantindo o sustento de muitas famílias, cumprindo assim o nosso papel”, ressaltou. (Texto: Rose Barbosa).