Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo acompanha obras do Programa Asfalto Por Todo o Pará em Belém e Icoaraci

Por Matheus Rocha (SEAC)
24/08/2020 15h13

As obras do Programa Asfalto Por Todo o Pará seguem avançando no município de Belém. Na manhã desta segunda-feira (24), o governador Helder Barbalho visitou as frentes de trabalho que atuam na capital paraense. No distrito de Icoaraci a segunda-feira marcou o início dos trabalhos na rua Dias da Fonseca, no bairro Parque Guajará. As equipes iniciaram a limpeza da rua que, pela primeira vez, terá asfalto de qualidade. 

“Estamos avançando com as ações do Programa Asfalto Por Todo o Pará, cuidando de Belém e levando infraestrutura para todas as regiões do nosso Estado. Buscamos fazer com que a infraestrutura chegue. Que o trabalho do Governo do Estado possa trazer melhorias para a comunidade, fazendo pavimentação, drenagem e tirando o povo da lama e da poeira” - Helder Barbalho

Seu Fabiano Lopes falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos moradores. “Moro aqui nessa rua há mais de 25 anos. Nós não tínhamos o direito de ir e vir. No inverno a rua enchia de água. No verão o problema é a poeira. Mas, com a colaboração do nosso governador, finalmente a rua vai ser asfaltada, graças a Deus"  comemorou.

Seu Fabiano, atento às obras da Rua Dias Fonseca, em IcoaraciA aposentada Maria Odete da Silva também é moradora antiga da rua Dias da Fonseca. Por conta das péssimas condições do local, ela própria costumava comprar aterro para tentar minimizar os problemas causados pela falta de infraestrutura. “Nunca fizeram nenhuma bondade com a gente. Moro aqui há mais de 20 anos e nunca ninguém fez nada. Agora eu espero que fique melhor. É o que a gente quer”. 

Dona Maria Odete agora terá uma rua asfaltada em frente a sua residênciaOs serviços de pavimentação avançam no distrito de Icoaraci, onde 14 vias já estão com obras em andamento. O trabalhos também já estão sendo iniciados em outras vias do distrito, como na rua 20 de Setembro, no Conjunto Cordolina Fonteles. Durante visita ao local, o governador Helder Barbalho foi recebido por uma comissão de moradores e garantiu a realização de obras de drenagem e pavimentação para solucionar problemas antigos.

O Deputado Estadual Fábio Freitas acompanhou a visita e destacou a importância do trabalho realizado. “O Governo está pavimentando a nossa capital. Sabemos que isso aqui transforma a vida das pessoas, que sofrem com lama e poeira. Agora as pessoas vão ter o direito de ir e vir com dignidade”, afirmou.

Além do distrito de Icoaraci, as obras do programa Asfalto Por Todo o Pará também seguem em execução nos bairros do Guamá e da Terra Firme. Atualmente, 10 vias já estão recebendo nova pavimentação. É o caso da Passagem Vilhena, no bairro da Terra Firme, que está recebendo 353 metros de nova pavimentação.

O governador Helder Barbalho também esteve nas obras do bairro da Terra FirmeA moradora Vera Veloso falou com esperança sobre os trabalhos feitos no local. “A gente espera que a rua fique boa. Muita gente já não passa por aqui, pra não quebrar os carros. Queremos melhorias. Espero que agora fique melhor.” comentou a moradora.

O Secretário Titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Ruy Cabral, destacou o avanço do programa na capital. “O Programa Asfalto Por Todo o Pará continua avançando cada vez mais. Hoje estamos em Icoaraci, Guamá e Terra Firme, aplicando frentes de trabalho. Já temos 40 km de pavimentação em Belém e devemos chegar a 100 km. Estamos atendendo a população que tanto precisa desse benefício” destacou o titular da Sedop. 

As ações de pavimentação já foram iniciadas nas Passagens São Pedro, Kadja, 24 de Dezembro I, 24 de Dezembro II, Vilhena e rua Santa Helena, no bairro da Terra Firme, além das passagens Joana D'arc, Bom Jesus II, Boa Esperança e Boa Esperança II, no bairro do Guamá. 

OBRAS AVANÇAM EM TODO O PARÁ

 O Programa Asfalto Por Todo o Pará já está sendo executado em mais de 65 municípios paraenses. Em 2021 será iniciada uma segunda etapa do Programa, com a expansão de mais 500 quilômetros a serem distribuídos pelos municípios paraenses. Ao todo, serão mais de 1.000 km oferecidos nas duas etapas do programa.

“Nossa ideia é chegar a todos os municípios do Estado. Neste momento o Pará vive o maior percentual de investimento de sua história, estamos trazendo geração de emprego, renda e, principalmente, fazendo com que isso se transforme em qualidade de vida para a nossa população. Isso  é um direito, é a realização do sonho das pessoas", destacou o Helder Barbalho.