Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Hemopa recebe marinheiros em comemoração pelos 40 anos da mulher na Marinha

Para celebrar a data, foi realizada uma caravana solidária para doação de sangue, que encerrou nesta quarta (26)

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
26/08/2020 13h50

A cabo Lucialda Ferreira, da Marinha do Brasil, faz parte da história dos ’40 anos da Mulher na Marinha’ e doou sangue como forma de comemorar este marco. “É muito bom saber que a nossa atuação pode estar ajudando várias pessoas. É ajudar alguém sem olhar a quem. Me sinto muito feliz por ter saúde e ser uma doadora”, disse. A Marinha do Brasil é uma parceira incansável do banco de sangue e, nesta ação comemorativa, que durou três e encerrou nesta quarta (26), o Hemopa recebeu vários marinheiros em uma caravana solidária.

"É muito gratificante comemorar esta data, uma vez que há 40 anos, tivemos a entrada da primeira turma das mulheres na Marinha, dividindo as funções militares com os homens, mostrando que o que importa é a nossa dedicação, incentivo e motivação, que juntos conseguimos desenvolver as nossas missões”, destacou a capitã de Mar e Guerra, Mônica Luna, a primeira diretora mulher a comandar o Hospital Naval de Belém.

A doação de sangue deve ser uma atitude altruísta e de responsabilidade social. Pela segunda vez doando sangue, Cyntia Sanuto, nutricionista da Marinha, também fez parte da caravana solidária. “É bem tranqüilo e não dói. Pra mim, é muito gratificante poder comemorar aqui, ajudando o próximo”.

Para doar, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a recuperação para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.

Serviço:

A Fundação Hemopa possui 11 unidades de coleta em todo o Pará. Veja aqui o endereço de todas as unidades.