Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran inicia operacionalização do projeto de segurança viária aprovado pela ONU

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
26/08/2020 16h21

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) realizou uma manhã de orientações aos agentes de fiscalização, público-alvo do projeto Strengthening Road Traffic Enforcement in Brazil, aprovado em 2019 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A nomenclatura em inglês pode ser entendida como "Fortalecimento da fiscalização do tráfego rodoviário no Brasil". Idealizado pelo Detran, o projeto objetiva contribuir para a redução do número de mortes e lesões no trânsito do Estado. A efetivação das ações se dará por meio de assistência técnica para apoiar, melhorar e fortalecer as atividades de fiscalização dos agentes de trânsito.

Diretor Bento GouveiaNo último dia 21, o Conselho Estadual de Trânsito do Pará (Cetran) instituiu a Comissão de Análise de Dados do projeto, integrada por nove instituições, que terão a atribuição de analisar os dados de mortalidade e morbidade no trânsito do Pará. Durante a reunião desta quarta-feira (26), o assessor do Detran, Luiz Otávio Miranda, expôs aos membros da comissão sobre a operacionalização do projeto. "Teremos um workshop de capacitação em setembro, com agentes do Detran lotados na capital e nas Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito), e da Polícia Rodoviária Federal. Esses agentes atuarão como potenciais multiplicadores no Estado", explica.

O projeto deve ter como resultados primordiais a melhoria e fortalecimento das atividades de fiscalização de trânsito e a redução do número de mortes e lesões, tendo como parâmetro a análise dos dados fornecidos pela Comissão e o número de mortos por 100 mil habitantes e 10 mil veículos. As ações contarão com o financiamento de um fundo específico da ONU voltado para ajudar os países de renda baixa e média na implementação de sistemas nacionais eficazes de segurança viária. "Elegemos como prioridade qualificar a fiscalização para aperfeiçoar técnicas, tendo como grande objetivo reduzir o número de mortes e sequelados, que além de dispendioso, afeta as famílias", destaca o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia. 

CAPACITAÇÃO - Durante a capacitação serão abordados temas sobre como otimizar a abordagem fixa e móvel no trânsito e aperfeiçoamento das práticas de trabalho nas fiscalizações desenvolvidas pelos agentes. Para os agentes de fiscalização o momento é de grande expectativa. "A capacitação certamente vai aperfeiçoar o nosso trabalho, assim como a educação no trânsito como um todo. É um projeto que vai aumentar a conscientização, reduzir as infrações e proporcionar mais ferramentas de redução dos acidentes", avalia o agente Humberto Lisboa.

Representante da Associação Paraense de Motociclistas (Aspamoto) na Comissão de Dados, Vera Santos comentou sobre a expectativa da entidade em reduzir as mortes com o projeto. "A fiscalização contribui para todo esse sistema de redução de mortes e se esse trabalho for valorizado a sociedade é quem ganha. Por isso, essa capacitação é tão importante", considera.