Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Prodepa disponibiliza serviço de videoconferência para órgãos públicos

Por Dayane Baía (ARCON)
27/08/2020 17h15

A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) passou a oferecer o serviço de videoconferência para viabilizar reuniões e eventos entre órgãos do poder executivo estadual. A plataforma licenciada por uma empresa de software, permite a conexão de até 100 usuários e não possui limite de tempo, como outros aplicativos gratuitos do mercado.

A solução foi possibilitada em virtude da pandemia de Covid-19, em que a máquina pública não podia parar e o distanciamento social precisava ser respeitado. As salas virtuais para realização de reuniões, treinamentos e cursos apresentaram bom desempenho. 

Coordenador do Núcleo de Relações Institucionais da Secretaria de Estado da Articulação da Cidadania (Seac), Alejandro Jelves, teve experiência positiva com a plataforma, à frente da Câmara Técnica Intersetorial do Programa Territórios pela Paz, que integra 35 órgãos. “Em março, interrompemos as reuniões de planejamento, monitoramento e avaliação dos projetos e ações em função dos decretos do governador sobre distanciamento social como medida de proteção à pandemia. Em julho retomamos as reuniões formais com as secretarias, mas tivemos dificuldade para conseguir um link que permitisse a participação de 80 pessoas e durante umas três horas ininterruptas”, lembrou Alejandro.

Os aplicativos, conhecidos até então, não ofereciam essa possibilidade. A Prodepa é um dos órgãos ligados à câmara e disponibilizou a plataforma alternativa. “No dia 3 agosto, realizamos a reunião com grande sucesso. Foi possível estabelecer diálogos entre os participantes. Houve duas apresentações com PowerPoint e se viram, perceberam claramente. Houve formulação de perguntas e respostas. Na mesma reunião, agradecemos à Prodepa”, comentou o coordenador. 

De acordo com Gustavo Costa, diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa, as salas criadas em função de uma necessidade do Governo do Pará abrem oportunidades para outras melhorias, como a diminuição de despesas com diárias de viagens e combustíveis para deslocamento em função de reuniões de alinhamento nos órgãos. 

“Está sendo bastante usada pelo governo, até porque a plataforma é bastante estável. Conseguimos transmitir as reuniões e, dependendo da configuração dos computadores, há boa definição de áudio e vídeo, sem limite de tempo. O nosso serviço pode colocar dentro de uma sala até 100 usuários. Uma reunião que precisa fazer uma ata, ou curso, tem a funcionalidade de gravação e ser disponibilizada em seguida aos participantes”, explicou Gustavo.

Inicialmente o serviço está disponível exclusivamente para os órgãos do Governo do Pará, mas instituições de outros poderes já manifestaram interesse em utilizar. A Prodepa também estuda oferecer para clientes particulares em breve. 

Para ter acesso às plataformas os órgãos podem entrar em contato pela central de atendimento da Prodepa. É possível fazer agendamento com antecedência e a criação de reuniões privativas com link de acesso e senha. Mais informações podem ser obtidas no site da Prodepa.