Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTES

Ponte Acará-Miri, em Tomé-Açu, ganhará mais 30 metros de extensão

Obras ocorrem em três frentes de trabalho para impulsionar os serviços na cabeceira da ponte que terá 134 metros de textensão

Por Kátia Aguiar (COHAB)
29/08/2020 08h54

Com frentes de trabalhadores em três turnos, a liberação do tráfego na ponte sobre o rio Acará-Miri deve ocorrer até o final de setembroO nível de complexidade de construção  da  nova cabeceira da ponte sobre o rio Acará-Miri, em Tomé- Açu, no nordeste do Pará, exigiu que a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) adotasse o terceiro turno de trabalho, além dos plantões diurnos. Os operários também trabalham no horário noturno, nos dias de concretagem, para garantir agilidade à solução de engenharia que acrescenta mais 30 metros de extensão à ponte por meio de uma estrutura metálica.

A ponte ganhará também mais um bloco de concreto com 12 estacas,  além  do reforço  do bloco remanescente, que também tem 12 estacas de concreto, e foi danificado no momento do desmoronamento, em 31 de julho, e está sendo reconstruído.

Estrutura sobre o Acará-Miri terá 134 metros depois de concluída "Um bloco já foi executado, agora será feito o reforço onde houve o problema crítico, e haverá um novo bloco, com isso, nós vamos ter um novo vão de 30 metros e mais 6 metros, contando com a laje de transição. A função da laje é sair do rígido da ponte para o flexível, que é o pavimento", explica  o titular da Setran, Pádua Andrade.

A Setran, imediatamente após ocorrido, por orientação do governador Helder Barbalho, tomou todas as providências para restabelecer o tráfego de veículos o mais rápido possível.

"Foi comprado o aço  em São  Paulo, com o qual está sendo montada a estrutura de 30 metros em Belém,e será transportada pronta para Tomé-Açu, em seguida, será feita a concretagem e o pavimento da pista", explica o titular da Setran.

Com as obras em três  turnos a liberação  do tráfego na ponte sobre o rio Acará-Miri deve ocorrer até o final de setembro. A ponte Acará-Miri tem 104 metros de extensão e foi construída em concreto armado há mais  de 20 anos. Depois de concluída a ponte ficará com 134 metros de extensão.