Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE

Setran finaliza obra em pontes da vicinal Mariquita, em Tomé-Açu

Manutenção das pontes é uma das quatro frentes de trabalho desenvolvidas pela Secretaria no município

Por Kátia Aguiar (COHAB)
29/08/2020 14h32

Vicinal da Mariquita tem 61 km de extensão, e duas pontes, uma de quase 100 metros, e outra menor, com pouco mais de 10 metrosA Secretaria de Estado de Transportes (Setran) concluirá neste domingo (30) a obra de construção  da segunda ponte de madeira da vicinal Mariquita, no Distrito de Quatro Bocas, em Tomé-Açu, região nordeste do Pará.  

A vicinal Mariquita é alternativa terrestre de entrada e saída do municipio de Tomé-Açu, desde o dia 31 de julho, quando houve o desmoronamento da cabeceira da ponte sobre o rio Acará-Miri, na PA 451. Ela tem 61 km de extensão, e duas pontes, uma de quase 100 metros, e outra menor, com pouco mais de 10 metros. As duas foram reconstruídas pela Setran.

"Estamos tendo total empenho para garantir o direito de ir e vir da população de Tomé- Açu,  assim como permitir o escoamento da produção do município", disse o secretário de Estado de Transportes, Pádua  Andrade.

O trabalhador rural Manoel Ramos destaca a importância da viabilidade da vicinal Mariquita para o escoamento da produção agrícola Morador há mais de vinte anos em Tomé-Alu, o trabalhador rural Manoel Ramos comemora as obras na vicinal Mariquita. "É  excelente tanto para a gente, que mora aqui é precisa levar o que produz na roça para Quatro Bocas, quanto para quem vai para Belém, pois a estrada boa reduz bastante o tempo de viagem".

A manutenção  das pontes de madeira na vicinal Mariquita é uma das quatro frentes de trabalho desenvolvidas pela Setran em Tomé-Açu. A secretaria também constrói e amplia a nova cabeceira da ponte Acara-Miri, e disponibilizou o serviço de duas balsas para a travessia sobre rio, que operam entre 6h e 18h.

A Setran ampliou e pavimentou o acesso para embarque e desembarque de veículos e passageiros nas citadas balsas, cujo serviço de traslado ficará ativo enquanto durar a obra na cabeceira da ponte, com previsão de término em setembro de 2020.  

A primeira balsa atravessa caminhões e ônibus; a outra, um ferrybout, faz o traslado de veículos menores e tem capacidade para 200 passageiros por viagem.

Toda a operação de embarque e desembarque na área  da ponte Acará-Miri tem apoio de agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).