Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAR

Emater inscreve 180 famílias de Curralinho no Cadastro Ambiental Rural

Com apoio de órgãos municipais, foi possível alcançar localidades mais distantes dentro do município

Por Larissa Noguchi (SECOM)
31/08/2020 11h48

Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) realizaram, entre os dias 17 e 22, a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) de 180 agricultores em Curralinho, no Marajó. Com apoio de órgãos municipais, foi possível alcançar localidades mais distantes. A maioria das famílias cadastradas trabalha com a agricultura familiar, em atividades ligadas ao extrativismo, como cultivo e/ou manejo de açaizais, mandioca, pesca e aquicultura. 

“São pessoas que moram em área de difícil acesso. Chegamos em Currralinho, pegamos uma embarcação por cerca de 50 minutos. São famílias que moram nos afluentes do rio Piriá, Pará e famílias que moram nas estradas mais distantes e que não teriam acesso ao serviço se não levássemos até lá”, explicou Wanderley Ribas Pereira, chefe do Escritório Local da Emater Ananindeua.

O Cadastro Ambiental Rural, o CAR, é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais. Com o CAR é possível que o Estado tenha uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e combate ao desmatamento. 

“O Cadastro Ambiental Rural é o primeiro e principal documento do agricultor. É o que dá acesso às políticas públicas do governo federal e outros benefícios, como vacina do gado ou guias de transporte animal, além de subsidiar para base de dados das terras do Pará”, ressalta Wanderley.

Segundo a Emater, o estado do Pará tem mais de 229 mil cadastros ambientais rurais. Do montante, a Emater Pará contribuiu com 42 mil cadastros diretos, sendo que 25 mil foram realizados na região Xingu e Transamazônica. 

Territórios Sustentáveis

A ação da Emater para a realização do CAR em todo o Pará tem um papel importante no programa Territórios Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), já que exerce assistência e extensão rural direta dentro da propriedade dos agricultores.

Nas ações, técnicos fazem visitas aos produtores para apresentar o programa e também realizar as inscrições. Aplicam também diagnósticos nas propriedades, levam tecnologias que são aplicadas e trabalham a elaboração de projetos de crédito junto aos agricultores. O objetivo é garantir avanços econômicos e tecnológicos do setor rural, aliado às boas práticas ambientais.