Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATIVIDADE FÍSICA

Seel saúda profissionais de educação física pelo trabalho essencial para democratizar o esporte

Nesta terça-feira (1º), eles comemoram 22 anos de regulamentação profissional a serviço da boa saúde física e mental dos brasileiros

Por Paula Portilho (EMATER)
31/08/2020 16h58

Profissionais de educação física desenvolvem ações essenciais à saúde de crianças, jovens e idosos em programas e projetos esportivosPromover e incentivar a prática esportiva para melhorar a qualidade de vida da população é a missão da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que se apoia no trabalho essencial do profissional de Educação Física, cuja data celebrada nesta terça-feira (1°) marca os 22 anos de regulamentação da profissão no Brasil.

A Seel conta com 28 profissionais de Educação Física, que atuam nos programas (Vida Ativa, Canoagem Pará, Talentos Esportivos, Bolsa Talento), projetos (Gol do Brasil) e ações da secretaria. De acordo com a Diretoria Técnica de Esporte e Lazer, há ainda sete profissionais nas funções de diretor, coordenador de núcleo e cinco estagiários. 

“Esses profissionais são essenciais para o desenvolvimento físico, mental e pessoal de crianças e adolescentes. Parabenizo todos que atuam na Seel, pois são eles que ajudam o Estado a desenvolver seu trabalho de fomentar a prática esportiva a todos os paraenses”, enfatizou o secretário de Esporte e Lazer, Arlindo Silva.

Entre as ações da Seel, destacam-se as de qualificação deste profissional. A partir desta terça-feira, a Clínica de Formação Continuada será em Igarapé-Açu, até o próximo dia 7; e do dia 9 ao dia 15, em Breves, na Ilha do Marajó. Trata-se de uma iniciativa de valorização da carreira e fortalecimento da atuação de técnicos, professores e profissionais de educação física, por meio de aulas teóricas e práticas, 

Na semana passada, a Clínica de Formação Continuada capacitou e certificou 33 profissionais em Itupiranga, sudeste do estado. Em Curuçá, no nordeste paraense, o Curso para Instrutores de Futebol de Campo, envolveu 26 alunos, entre treinadores, professores de educação física e estudantes que trabalham na área. 

“Esse curso de Instrutores é de extrema necessidade aos profissionais que atuam no interior do estado, e a Seel teve a preocupação de, a partir de uma formação dada pela Confederação Brasileira de Futebol, em Belém, aos nossos técnicos, levar aos municípios essa ação de atualização do conhecimento e de aperfeiçoamento daqueles que já possuíam noção na área esportiva. Assim, capacita os profissionais para os novos desafios que as modalidades impõem no dia-a-dia”, afirmou Maurício Barreto, técnico em gestão de esporte.

Em Belém, o projeto “Gol do Brasil”, que atende crianças e adolescentes de seis a 17 anos, da Rede de Ensino Pública, moradoras de bairros próximos ao local das aulas, como a Cabanagem e o Bengui, abrirá as inscrições para admissão de novos alunos. São 120 vagas para aulas de futebol gratuito. 

As inscrições podem ser feitas na Seel, na avenida Augusto Montenegro, a partir das 9h, de 8 a 11 de setembro. O retorno das aulas está marcado para 14 de setembro. 

Para assegurar uma vaga, os pais ou responsáveis pelos alunos devem apresentar a declaração de matrícula na rede pública de ensino, atestado médico, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e cópias do RG e CPF.