Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTES

Estado garante a construção de 178 novas pontes no Pará

Por meio de três linhas de financiamento, estruturas de madeiras estão sendo substituídas por concreto

Por Kátia Aguiar (COHAB)
01/09/2020 13h56

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), garantiu a construção de 178 novas pontes no Pará. As obras ocorrem por meio de três linhas de financiamento: 76 pontes serão construídas pelos municípios por meio de convênios firmados pelo Estado; outras 71 estão sendo construídas com recursos do Financiamento para Infraestrutura e Saneamento (Finisa), e mais 31 que fazem parte do investimento do Projeto de Desenvolvimento e Integração Regional (Prodeir), que já está em fase de licitação.

No bojo do Prodeir, estão incluídas três pontes de grande porte, que farão a interligação de regiões estratégicas para a produção paraense: a primeira ponte será construída na PA-256, no rio Capim, em Paragominas, medindo 560 metros; no rio Acará, próximo a PA-150, com 280 metros; e ainda no rio Curuá-Una, em Santarém, na PA-370, com 60 metros.

Segundo o titular da Setran, Pádua Andrade, este é o maior projeto de construção e substituição de pontes de madeira por concreto no Pará. “Quando assumimos o governo, das 719 pontes existentes na malha rodoviária paraense, mais de 380 eram de madeira. Com a intervenção, vamos reduzir bastante esse déficit, proporcionando, mais segurança, mobilidade, melhoria no escoamento da produção e, consequentemente, desenvolvimento, integração e emprego para o povo do nosso Estado”, destaca Pádua Andrade.

Junto com a construção de pontes, a Setran também faz a construção, restauração, manutenção e conservação da malha rodoviária estadual. Ao todo, estão previstos para as obras de infraestrutura de transportes e desenvolvimento da logística no Pará cerca de R$ 2 bilhões.