Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E SEGURANÇA

TerPaz entrega 10 mil máscaras da ação 'Costurando a Paz'

Primeiro lote começou a ser entregue nas escolas e associações dos sete bairros assistidos pelo Programa na Região Metropolitana de Belém

Por Paulo Garcia (SETRAN)
01/09/2020 14h07

Equipes das coordenações locais do TerPaz iniciaram a doação de 10 mil máscaras do “Costurando a Paz'' nos sete bairros assistidos As coordenações das redes locais do Programa Estadual Territórios Pela Paz (TerPaz) iniciaram a doação de 10 mil máscaras do projeto “Costurando a Paz”, da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Fábrica Esperança, na manhã desta terça-feira (1º).

O projeto se iniciou dia 14 de julho com a capacitação de 45 costureiras, moradoras dos bairros Guamá, Terra Firme, Jurunas, Cabanagem, Benguí, Icuí-Guajará e Nova União, os sete Territórios pela Paz.

Nesta etapa o objetivo principal é atender escolas públicas e entidades parceiras do TerPaz. “As costureiras receberam um treinamento na Fábrica Esperança e desde julho começaram a confecção das máscaras que já estão sendo entregues, no total serão 80 mil máscaras produzidas por essas mulheres empreendedoras que moram nos bairros atendidos pelo TerPaz'', afirmou Delma Braga, representante do Núcleo de Articulação da Cidadania da Seac.

"Agora estamos doando aos alunos do ensino médio de escolas públicas que estão se preparando para retornar às aulas presenciais e às entidades que distribuirão às comunidades”, acrescentou ela.

No Benguí, diretora da Escola Estadual Waldemar Henrique, Carmem Moura agradeceu mais uma parceria com o TerPaz. “Já recebemos as ações do TerPaz bem antes da pandemia, um grande programa que só traz benefícios a nossa comunidade, sabemos que o nosso bairro é carente, muitas vezes o aluno não vem porque não tem condições e essas máscaras já vão suprir uma necessidade muito grande da escola, na prevenção da Covid-19”.

O Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB) também recebeu parte das máscaras. “Nós realizamos um trabalho voltados às mulheres, principalmente no combate à violência contra a mulher, e nesse período de pandemia nós estamos desenvolvendo ações de doação de cestas básicas e de máscaras, então essas máscaras que estamos recebendo do TerPaz vão ajudar e muito nesse trabalho”, disse Ruth Correa, coordenadora do GMB.

Outra entidade beneficiada com o primeiro lote de máscaras do "Costurando a Paz" foi o Movimento República de Emaús que realiza trabalhos, em belém, pela defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente em situação de risco pessoal e de exclusão social.

Segundo a coordenadora administrativa do Emaús, Mailde Santos, esta ação reforça o cuidado das políticas públicas do TerPaz com a população nesse período de pandemia da Covid-19.  “A doação dessas máscaras é um gesto de responsabilidade, esse olhar que o TerPaz tem é muito importante nesse momento em que estamos vivendo, precisamos garantir a segurança das pessoas atendidas pelos nossos projetos, chagaram na hora certa, agradecemos muito essa parceria”, ressaltou.