Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTEGRAÇÃO

Adepará e Semas firmam cooperação em agenda do Territórios Sustentáveis

Por Monique Hadad (UEPA)
02/09/2020 21h12

Durante o início das ações de campo da segunda fase do programa Territórios Sustentáveis, na terça-feira (1º), em São Félix do Xingu, sudeste do Pará, a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) firmou termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). 

O acordo objetiva a troca de documentos, bancos de dados, relatórios, diagnósticos e estatísticas e também o compartilhamento de pareceres técnicos e resultados de pesquisas e estudos elaborados. A cooperação ainda inclui agenda de reuniões, encontros, workshops e visitas técnicas; o intercâmbio de servidores públicos, mediante as previsões legais estabelecidas; e o desenvolvimento conjunto de outros projetos específicos, nos termos de planos de trabalho.

“Percebemos que os órgãos atuam com informações complementares, por isso o termo firmado possibilita o intercâmbio de dados relevantes para ambos. Por meio do acordo, poderemos compartilhar os dados cadastrais das duas instituições, além de auxiliarmos a Semas a desenvolver as ações nos municípios”, detalhou o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo.

Benefícios - A cooperação técnica também garante estrutura para um ponto de atendimento da Semas, em São Félix do Xingu. O secretário adjunto da instituição, Raul Protazio, definiu o acordo como “histórico, sobretudo para a região”. Para o gestor, que também é coordenador do programa Territórios Sustentáveis, pela primeira vez a Semas vai contar com um posto de atendimento e protocolo de processos fora das regionais da secretaria, que estão localizadas em Paragominas, Redenção, Marabá, Itaituba, Santarém e Altamira.

“Essa assinatura é importante, uma vez que, hoje, as pessoas que moram em São Félix do Xingu, Tucumã e Ourilândia do Norte precisam ir para Redenção, que fica a  400 quilômetros de distância, para acessar a Secretaria de Meio Ambiente. A partir de agora, poderão acessar no próprio município de São Félix do Xingu. Lembrando que muitos desses produtores rurais, para chegar à sede do município, já vêm de distâncias muito longas, o que torna essa ida a Redenção ou Marabá mais custosa”, relatou Raul Protazio. 

A Adepará tem priorizado a integração com os demais órgãos do Estado, em prol da união de esforços no desenvolvimento das atividades que tenham afinidade entre as instituições. O último termo de cooperação técnica assinado pela agência foi com a  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), no início de agosto. 

“A integração e o estreitamento de relações com os demais órgãos do Estado e com as instituições que representam o terceiro setor é fundamental para potencializar a nossa atuação. Com isso, a presença do Estado é ampliada e fortalecida em todo o território paraense, fator que proporciona desenvolvimento, gerando emprego e renda à população”, concluiu Jamir Macedo.