Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO

Estado entrega sistema de água CDP totalmente reconstruído

Nova estrutura vai beneficiar 36 mil moradores dos bairros Maracangalha, Val de Cães e Barreiro, em Belém

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
03/09/2020 13h47

Governo investiu R$ 1,8 milhão nas obras de recuperaçãoO Governo do Pará, por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), entregou, nesta quinta-feira (3), o sistema de abastecimento CDP recuperado e novo poço perfurado. O investimento foi de R$ 1,8 milhão para beneficiar mais de 36 mil moradores dos bairros Maracangalha, Val de Cães e Barreiro, em Belém.

Durante a entrega, o governador Helder Barbalho afirmou que a nova estrutura vai melhorar a vida de várias famílias e parabenizou os que colaboraram para que hoje a água com qualidade fosse realidade nas casas dos moradores dessa região de Belém.

Novo projeto vai melhorar o abastecimento na área, garantindo água de qualidade para a população

"Estou profundamente feliz e parabenizo os que colaboraram para que hoje a água com qualidade possa chegar às casas dos moradores dessa área de Belém. Nós temos uma missão: resgatar a Cosanpa. Para que essa Companhia volte a ter credibilidade, eficiência e capacidade de prestar um bom serviço para população. Isso requer tempo, investimento, gestão. Nós nos deparamos em janeiro de 2019 com uma Cosanpa sucateada em que o plano era vendê-la, mas o plano do atual governo é fazer com que a Cosanpa possa ser capaz de servir com qualidade a população paraense” - governador Helder Barbalho.

Helen Rodrigues, moradora do Conjunto Paraíso dos Pássaros, comemorou a água na torneiraUma das beneficiadas pelo novo sistema é a consultora de beleza, Helenice Rodrigues, que mora há cinco anos do Conjunto Paraíso dos Pássaros. “A minha maior felicidade é tomar banho no chuveiro porque, há cinco anos, morando no Conjunto, a gente não tinha água. Faltava meio dia e chegava seis horas da tarde. Agora, com a Cosanpa organizada, eu estou tomando banho direto, consigo fazer as nossas atividades de casa sem faltar água”, comemorou. 

O Complexo CDP foi entregue pela gestão anterior sucateado, com apenas quatro de oito poços em funcionamento precário. Apenas dois deles tinham funcionamento satisfatório. A atual gestão iniciou, em 2019, um novo projeto para melhorar o abastecimento na área, que, após testes, foi entregue hoje para a população.

Entre outros serviços realizados, obra contou com a perfuração de um novo poço de 240 metros de profundidadeO operador do sistema, Rosenildo Malcher, que trabalha na Companhia há mais de 30 anos, acompanhou de perto as melhorias feitas. “Eu trabalho aqui desde 2007 e, com o tempo, eu acompanhei os poços perdendo a vazão e se deteriorando. Esse ano que começou a normalização da água, depois de ser feita a recuperação do poço 6 e 3 e a perfuração do poço 8. Agora, foi feita uma recuperação dos poços, o que vai melhorar muito o abastecimento. Estou muito feliz de ver o sistema desse forma, e mais feliz ainda por não estar faltando mais água”.

A obra contou com a perfuração de um novo poço de 240 metros de profundidade; recuperação com filmagem, limpeza e equipamento dos poços 3 e 6; limpeza de dos poços 1 e 5; revitalização e reativação do reservatório elevado parado há cerca de cinco anos, além da pintura e urbanização do complexo.

Entrega contou com a presença de autoridades, funcionários da Companhia de Saneamento do Pará e moradores da áreaNo ato de entrega, estiverem presentes o governador do Pará, Helder Barbalho; o presidente da Cosanpa, José Antônio De Angelis; o deputado estadual Igor Normando, além de funcionários da Companhia de Saneamento do Pará e moradores da área.

"Sem sobra de dúvidas, essa entrega é uma forma do governo do Estado levar dignidade à população, principalmente, para bairros que eram tão carentes de uma constância de água na torneira. É fundamental que hoje possamos dar seguimento, não somente entregando esta obra, mas mostrando um novo tempo da Companhia de Saneamento do Pará, que há muito tempo estava sucateada e hoje respira novos ares com novos investimentos, novas estratégias de abastecimento de água e modernização do equipamento, para que a população possa ter água na sua torneira, tenho melhor qualidade de vida”, ressaltou Igor Normando. 

A revitalização põe fim ao sistema de rodízio no período da tarde existente há mais de 30 anos nos bairros que são abastecidos pelo setor. A partir de agora, a população que vive no Maracangalha, Val de Cans e parte do Barreiro contará com abastecimento contínuo.

“Não terá mais a intermitência de 11h às 18h. O sistema recebeu melhorias e a produção de água aumentou com a recuperação dos poços existentes e a perfuração de um novo poço. O abastecimento será direto para a população que merece e que passou décadas aguardando a resolução de um problema que parecia não ter solução. Recuperar este sistema é a concretização do nosso compromisso e do compromisso do Governo do Pará” - José Antônio De Angelis, presidente da Cosanpa.