Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CRÉDITO

Crédito rural possibilita compra de trator agrícola em Irituia

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
03/09/2020 17h41

A partir de ação do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) no município de Irituia, na região nordeste, o agricultor Jailson Bandeira, atendido há pouco mais de dois anos, assinou nesta quinta-feira (3), contrato de crédito rural da linha Mais Alimentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no valor de R$ 147 mil, liberado pelo Banco do Brasil (BB).

O agricultor possui uma área de 200 hectares, sendo que 10 são destinadas ao plantio de mandioca, macaxeira e milho. Jailson Bandeira trabalha também com gado e recupera o pasto anualmente. O engenheiro agrônomo Wildson Moraes, atualmente supervisor regional da Emater em São Miguel do Guamá, explica que o trator vai mecanizar tarefas agrícolas como o plantio direto.

“Os tratores são usados para arar, cultivar, plantar os campos e manutenção da paisagem, entre outros benefícios. Ou seja, é uma máquina completa, com alta tecnologia para atuação no campo e que dará mais agilidade e eficiência para as atividades do agricultor. Além disso, pequenos agricultores da região vão poder utilizar o trator em suas atividades”, pontuou Wildson.  

Até o final de 2020, o escritório regional deve fechar, em Irituia, quase R$ 4 milhões em projetos de crédito por meio do Pronaf na linha Mais Alimentos (pecuária de corte e leite e plantio de citrus), todos pelo Banco de Brasil, para mais 30 famílias do município.  “O objetivo é internalizar projetos de crédito e desenvolver ainda mais a agricultura familiar no município de Irituia”, complementa o supervisor regional. 

O agricultor beneficiado Jailson Bandeira explica que o trator agrícola será um grande reforço para as atividades do dia a dia e ressalta a importância do trabalho coletivo. “Meus vizinhos que também são agricultores também vão poder utilizar o trator agrícola. Nós trabalhamos em conjunto e esse é nosso diferencial. Isso fortalece a agricultura familiar. A Emater, com sua assistência técnica diferenciada, tem trabalhando incansavelmente para desenvolver ainda mais a agricultura familiar no município de Irituia, a partir da internalização de projetos de créditos e a atuação tem sido constante e exemplar”, afirmou o agricultor Jailson Bandeira.