Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Asfalto Por Todo o Pará já está com 98% das ordens de serviço encaminhadas

Por Dayane Baía (ARCON)
03/09/2020 18h12

Em nove meses de atuação, o Programa Asfalto Por Todo o Pará já está em andamento em cerca de 70 municípios. Nesta semana, foi assinada a 97ª ordem de execução de serviço do programa, que beneficiará moradores da cidade de Curralinho, no Arquipélago do Marajó, levando mais infraestrutura e mobilidade aos moradores. 

Executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), o Programa prevê pavimentação nas 12 regiões de integração do Estado. “98% dos 505 quilômetros já estão devidamente encaminhados e disso já estamos com cerca de 50% já executado. Isso nos leva a crer que até meados de 2021 o Programa será totalmente concluído”, assegurou o titular da Sedop, Ruy Cabral.

De acordo com o secretário, estão abertas frentes de trabalho em 109 municípios. "Acreditamos ser este um dos maiores investimentos em tão curto intervalo de tempo que o Estado do Pará está sendo submetido. É uma satisfação muito grande. Já estamos trabalhando na 2ª etapa do Asfalto Por Todo o Pará devido ao sucesso e ao resultado que estamos obtendo para levar qualidade de vida, infraestrutura urbana e principalmente atender as expectativas e as necessidades desse povo. No momento de pandemia que estamos passando, as prefeituras têm as suas dificuldades e nós temos a obrigação de acudir esses municípios”, acrescentou Ruy. 

Na capital paraense, seis frentes de trabalho estão em andamento nos bairros Guamá, Terra Firme e Icoaraci. O Programa prevê 100 quilômetros de asfalto em Belém, que inclui ainda os bairros da Pedreira e Marco, além da área metropolitana.

Entre as vias beneficiadas está a Passagem Vilhena, onde há 55 mora a dona de casa Maria de Nazaré Gonçalves Ferreira, 60 anos. “Numa base de 18 anos que não tinha asfalto. Fizeram uma casca, uma água de asfalto, rápido foi destruída. Nós moradores fazíamos coleta para jogar um aterro, que dissolvia rápido com o peso dos carros. Esse benefício é uma boa oportunidade. Antes quando íamos pegar um táxi e informávamos o endereço, os motoristas recusavam as corridas devido aos buracos e os prejuízos com os carros. Que vergonha a gente passava! A Terra Firme está bonita”, elogiou Maria.

Além do Asfalto Por Todo o Pará, o bairro em que ela vive também está sendo atendido por outro projeto do Governo do Estado, a Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que vai beneficiar cerca de 250 mil pessoas também no Guamá, Marco e Canudos. A previsão de conclusão do projeto é até o final do ano de 2022.