Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FINANÇAS E FAZENDA

Descontos de IPVA para finais de placa 79 a 99 seguem até 8 de setembro

Motorista sem multas de trânsito nos últimos dois anos pagam 15% a menos sobre o valor do IPVA

Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)
04/09/2020 13h07

Até a próxima terça-feira, dia 8 de setembro, os proprietários de veículos com final de placas 79 a 99 poderão pagar com descontos o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os motoristas que não têm multas de trânsito por dois anos pagam 15% a menos sobre o valor do IPVA; 10% para quem não recebeu multas em 2109, e 5% de desconto nas demais situações. O benefício não é cumulativo.IPVA 2020 pode ser antecipado, com desconto, em parcela única

Há três opções de pagamento do IPVA: antecipação em parcela única, com desconto; parcelamento em até três vezes antes do vencimento, sem desconto, ou pagamento integral junto com o licenciamento, sem desconto.

Após a data do licenciamento, o pagamento será feito com acréscimo de multas e juros. Para antecipar o pagamento do IPVA em três parcelas deve-se observar a data final no calendário disponível no site Sefa. Clique aqui.

O contribuinte pode acessar o Portal de Serviços da Sefa (www.sefa.pa.gov.br), no item IPVA Antecipação, para consultar o valor do imposto e emitir o documento de arrecadação, DAE, para pagamento em cota única ou parcelado.

O pagamento do IPVA é feito na rede bancária autorizada: Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal, além das casas lotéricas. Quando não há antecipação do recolhimento do imposto, o IPVA será pago no boleto anual do Detran.

As alíquotas do IPVA são 2,5% para automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários recreativos ou esportivos, inclusive jetsky e veículos aeroviários não destinados à atividade comercial; 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares. Os veículos rodoviários com mais de 15 anos de fabricação estão isentos. 

Débitos vencidos

O parcelamento do IPVA em atraso, ou seja, referente aos anos anteriores ao exercício atual, pode ser feito diretamente no Portal de Serviços da Sefa na internet, no endereço: https://app.sefa.pa.gov.br/pservicos/

Em caso de dúvidas ligar para o Call Center Sefa: 0800.725.5533. A ligação é gratuita e atende das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. Também, é possível enviar e-mail para: atendimento@sefa.pa.gov.br.