Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA SUSTENTÁVEL

Adepará cumpre agenda do ‘Territórios Sustentáveis’ em São Félix do Xingu

Ações como a atualização cadastral de propriedades rurais e visitas a agroindústrias integram as atividades da equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Pará

Por Monique Hadad (UEPA)
04/09/2020 14h24

Servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) cumpriram uma extensa agenda de atividades, ao longo desta semana, durante a segunda fase das ações de campo do programa 'Territórios Sustentáveis', no município de São Félix do Xingu. Foram desenvolvidas ações de cadastramento e atualização cadastral de propriedades rurais, visitas a agroindústrias de polpas de frutas, queijos e derivados, além de reuniões com o sindicato rural do município e com associações de produtores e cooperativas locais.

Estiveram presentes o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo, junto à equipe de servidores da instituição, integrada por Gabriela Polaro, Tatiana Assis, Herika Souza, Alberto Pereira, Orivaldo Pinheiro, Glaucy Carrera, Áurea Rita, Valmir Siqueira, Francisco Cleiton e Flávio Aquino.Equipe da Adepará avança com ações do 'Territórios Sustentáveis'

O ‘Territórios Sustentáveis’ é voltado para os municípios de São Félix do Xingu, Tucumã, Ourilândia do Norte e Água Azul do Norte, área denominada TS PA-279. Nesta etapa do programa, a Adepará vai implementar processos de regularização de agroindústrias artesanais e comércios de sementes e mudas.

No total, 14 servidores atuam diretamente no projeto, entre eles estão: fiscais agropecuários, engenheiros agrônomos, médicos veterinários, agentes fiscais, técnicos agropecuários e assistentes administrativos. 

“Além das ações de inscrição de propriedades rurais, na segunda fase, vamos começar a desenvolver iniciativas como visitas aos estabelecimentos e às agroindústrias que processam produtos de origem animal e vegetal para a realização de vistoria, análise documental e posterior emissão do título de registro”, ressaltou o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo.

O cadastramento nas gerências de Produtos Artesanais de Origem Animal e Vegetal da Adepará é uma das ações executadas pela instituição. A iniciativa fortalece a cadeia de produtos agropecuários, já que, com a obtenção do registro, o produtor rural fica autorizado a comercializar os alimentos em todo o Pará, com a garantia de que foram empregadas boas práticas na fabricação.

Ação da Adepará inclui fiscalização e orientação a agroindústriasPara incentivar a regularização da produção, os técnicos da Adepará estão verificando, in loco, as necessidades dos produtores para emitir o certificado. Também estão sendo realizadas visitas a revendas de sementes com o mesmo objetivo, além da participação dos servidores em reuniões junto a produtores locais, para levar informação sobre os processos de cadastramento e rastreabilidade de produtos.

“Nós já estamos realizando as atualizações cadastrais e cadastramento das propriedades rurais, tanto com produção animal quanto com produção vegetal, visando o início das emissões da Guia de Trânsito Vegetal (GTV), que vai nos auxiliar na rastreabilidade desses produtos”, detalhou Jamir Macedo.

O controle do trânsito de vegetais, produtos e subprodutos de importância econômica para o Estado é feito com a exigência da GTV, o que permite o monitoramento e a identificação dos responsáveis nas cadeias produtivas. A guia também beneficia o consumidor, porque possibilita o combate às fraudes, garante a qualidade dos produtos e a segurança alimentar.

Territórios Sustentáveis

A política de atuação integrada ‘Territórios Sustentáveis’, instituída pelo Decreto Estadual nº 344, é um dos quatro projetos do Plano Estadual Amazônia Agora e tem como diretrizes a conservação do capital natural; a promoção do desenvolvimento socioeconômico em bases sustentáveis, a partir do aumento da eficiência na produção pecuária e agroflorestal; e a recuperação de áreas alteradas e degradadas.

Para integrar o 'Territórios Sustentáveis', o produtor deverá efetivar sua inscrição no site da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) ou nas unidades locais da Adepará e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA). É necessário apresentar documentações pessoais, como identidade e CPF. Caso seja pessoa jurídica, é preciso informar o CNPJ da propriedade.